Internacional Titulo
EUA aliviam embargo econômico contra Ira
Do Diário do Grande ABC
17/03/2000 | 15:03
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos decidiram aliviar seu embargo econômico contra o Ira e estao dispostos a restituir os ativos congelados desde 1979, anunciou a secretária de Estado americana Madeleine Albright.

Em um discurso no qual expôs sua política em relaçao ao Ira, Albright afirmou que Washington está pronto para restituir ao Ira os bens congelados desde a revoluçao islâmica de 1979 e permitir as importaçoes iranianas de caviar, pistache, tapetes e frutas secas.

A decisao responde a uma tentativa de facilitar o diálogo com a República Islâmica.

A secretária de Estado também deu um passo incomum ao reconhecer a ocorrência no passado de interferência americana nos assuntos internos iranianos.

No entanto, ao lembrar o suposto apoio do Ira ao terrorismo e seus esforços para adquirir armas de destruiçao maciça, a secretária de Estado advertiu Teera: ``Enquanto estas políticas nao mudarem, as relaçoes normais entre nossos dois governos nao serao possíveis e nossas principais sançoes vao continuar'.

Quanto aos bens iranianos congelados pelos Estados Unidos desde a revoluçao islâmica de 1979, frisou que o objetivo de Washington era ``solucionar os relativamente poucos mas significativos contenciosos que ainda estao na corte (internacional) de Haia'.

A secretária de Estado também deu um passo raro ao reconhecer a passada interferência americana nos assuntos internos iranianos.

``As medidas concretas que anunciei refletem nosso desejo de fazer convergir nossos interesses para a melhora das relaçoes com o Ira', disse Albright, que, contudo, se mostrou realista quanto a estas intençoes.

``Nao temos ilusoes de que Estados Unidos e Ira podem superar de repente décadas de desconfiança', assinalou.

A abertura americana é conseqüência da ampla vitória da linha reformista - liderada pelo presidente Khatami, que governa o país desde maio de 1997- nas passadas eleiçoes parlamentares de fevereiro.

``Queremos trabalhar com o Ira para derrubar o que o presidente Khatami denominou 'o muro da desconfiança' entre os dois países', concluiu Madeleine Albright.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;