Economia Titulo
Intenção de consumo das famílias bate recorde
19/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


A intenção de consumo das famílias brasileiras registrou recorde em novembro, ao atingir 139,1 pontos, com aumento de 1,7% ante outubro, segundo mostra a pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias), divulgada ontem pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). Segundo o documento de divulgação da pesquisa, é a sétima alta consecutiva do índice em 2010.

A CNC divulgou também a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) de novembro, que mostrou aumento no nível de endividamento. Os economistas da instituição observam no documento de divulgação do estudo que "a crescente confiança do consumidor e a sua disposição para as compras se refletiu no aumento do número de famílias endividadas, que cresceu de 58,6% em outubro para 59,8% em novembro".

De acordo com a pesquisa, o percentual das famílias com dívidas ou contas em atraso também registrou alta, de 23,4% em outubro para 24,8% em novembro. Por outro lado, o número de famílias que dizem não ter condições de honrar suas dívidas teve queda de 0,5 ponto percentual de um mês para o outro, chegando a 9% em novembro.

"O resultado mostra que as mesmas condições favoráveis de renda e crédito, além de facilidades de aquisição, alongamento de prazos e queda dos juros praticados evitam escalada da inadimplência no médio prazo", dizem os economistas da CNC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;