Internacional Titulo
Estados Unidos comemoram 30 anos do movimento gay
Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 12:07
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos comemoram o 30º aniversário da revolta de Stonewall, confronto entre policiais e clientes de um bar nova-iorquino que marcou o início do movimento pelos direitos dos homossexuais.

``Lentamente, percebemos a maioria dos sonhos que tínhamos entao', disse Williamson Henderson, presidente da Associaçao de Veteranos de Stonewall.

``A maioria de nossos objetivos foram alcançados: direitos para os homossexuais, unidade do movimento e reconhecimento do poder homossexual', enumerou.

Os grupos homossexuais foram criados antes na Europa, no espírito das revoltas estudantis na primavera de 1968, mas sua capacidade de organizaçao e seus recursos financeiros tornaram o movimento norte-americano o mais visível do mundo, paradoxalmente reforçado pela epidemia de Aids, que deixou dezenas de milhares de mortos, mas que mobilizou a comunidade.

O presidente Bill Clinton, assim como o prefeito de Nova York e o de Sao Francisco, proclamaram este junho o mês do orgulho gay e lésbico.

``Os responsáveis dos diferentes grupos homossexuais, aqueles que sobreviveram à Aids, estao divididos sobre o que se conseguiu em 30 anos, mas o consenso é de que, pelo menos nos centros urbanos, hoje existe uma aceitaçao (dos homossexuais) ou, pelo menos, uma tolerância'.

As palavras sao de Adam Nagourney, jornalista do The New York Times e autor, juntamente com Dudley Glendinen, do livro ``Out for Good', que conta a história do movimento pelos direitos homossexuais nos Estados Unidos. ``Os homossexuais saíram do armário e isto é irreversível', sentenciou ele.

A maior parte das grandes cidades e empresas protegem os direitos dos homossexuais e os políticos os cortejam para obter seu voto e seu dinheiro.

A bandeira com as cores do arco-íris tremula esta semana no Agrupamento de Sao Francisco, o bar que hoje ocupa a metade do Stonewall original, declarado monumento histórico. Há dez dias, onde milhoes de cidadaos participam dos ``desfiles do orgulho gay'.

Espera-se que mais de 500 mil pessoas assistam este domingo ao de Nova York. Os grandes bancos, os fabricantes de automóveis e as marcas de água mineral e bebidas alcoólicas disputam o patrocínio do evento.

Tudo para lembrar a noite de 27 de junho de 1969, quando policiais fizeram em Stonewall, no bairro do Greenwich Village, uma de suas incursoes habituais porque o proprietário - mafioso como a maioria dos donos de estabelecimentos para homossexuais - se esqueceu de pagar sua cota.

'`Nao foi a melhor noite, a tensao era grande, estávamos em luto por Judy Garland', atriz de cinema que havia sido enterrada naquele dia, lembra Henderson.

Para surpresa de todos, os clientes do bar resistiram aos policiais. A revolta durou três dias e os clientes foram progressivamente substituídos por militares dos movimentos negros ou contrários à guerra do Vietna.

``Olhando 30 anos atrás, vejo resultados quase triviais, mas magníficos', disse Henderson.

``Se dois homens andam de maos dadas em Nova York, hoje ninguém mais se importa', resumiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;