Cultura & Lazer Titulo
Brazuca faz show de estréia em Sto.André
Leonardo Blaz
Da Redaçao
28/09/2000 | 18:44
Compartilhar notícia


A apresentaçao da banda Brazuca nesta sexta, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André nao é apenas um show, mas também a concretizaçao de um projeto idealizado pelo pianista Joao Cristal há pelo menos 12 anos. "Cogitava com uns amigos fazer uma espécie de big band em Santo André, mas, pela própria imaturidade do plano e alguns contratempos, a idéia ficou sendo adiada", conta Cristal.

Com recursos do Fundo de Cultura da cidade, o músico viu a possibilidade de, enfim, desenterrar seu antigo ideal. Aprovado o projeto, Cristal, em companhia de mais 18 músicos, produziu de julho ao início deste mês o primeiro álbum da banda. "Foi uma correria porque era difícil conseguir reunir todo mundo", relembra. "Houve dias em que começamos a gravar às 9h e só fomos terminar às 5h do dia seguinte."

As atividades paralelas dos músicos impedem que a Brazuca tenha uma formaçao fixa. "Seria impossível", conta Cristal. Ele participa do grupo Fruto da Terra e acompanha em shows o cantor Jair Rodrigues. Outros músicos também apresentam compromissos paralelos, como François de Lima e Valdir Ferreira, que integram a Banda Mantiqueira, e Paulinho Pauleli, baixista da cantora Rosa Passos.

Até na apresentaçao de hoje, nao será possível a reuniao de todos. Mas esses percalços nao prejudicam as pretensoes profissionais de Cristal com a Brazuca. "Estamos fazendo contatos para nos apresentarmos em algumas unidades do Sesc no Estado." O músico ainda planeja que uma gravadora distribua o álbum recém-lançado.

Repertório - A banda irá apresentar o repertório completo do álbum, composto por nove músicas. Todas elas sao de autoria de Joao Cristal, com a exceçao de Ponteio (Edu Lobo e Capinam).

As composiçoes englobam diversas épocas da vida de Cristal. Baifrevo, por exemplo, foi composta em 1978, quando o músico era aluno da Fundaçao das Artes de Sao Caetano. "Mas a concepçao atual é diferente", conta o pianista. Um Dia de Março, a única balada do álbum, também foi feita há alguns anos sobre recordaçoes do dia de seu casamento.

Apesar de, à primeira vista, a Brazuca parecer uma big band, Cristal reforça que o grupo nao possui o número exato de integrantes para ser designado como tal. "Nao chegamos a ser uma big band porque contamos com três trompetes, dois trombones e cinco saxofones", informa. Em formaçoes do tipo, o número considerado correto é de quatro trombones, quatro trompetes e cinco saxofones. Um piano e um baixo completam o grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;