Setecidades Titulo
Obras da nova escola municipal de S.Caetano começam esta semana
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
08/04/2003 | 20:48
Compartilhar notícia


As obras da nova escola municipal de educação fundamental de São Caetano, que atenderá, a partir de fevereiro de 2004, 1,2 mil alunos de 1ª a 8ªséries, no bairro Cerâmica, começam até o fim desta semana. No projeto da escola, que será construída na ex-sede da Desem (Diretoria de Serviços Municipais), constam um ginásio poliesportivo coberto com capacidade para mil lugares, auditório, dois laboratórios nas áreas de Ciências e Biologia, biblioteca e 24 salas de aula. Uma praça anexa, entre as ruas Arnaldo Sante Locoselli e José Benedetti, ficará aberta à população.

Todo o acesso à escola será feito por rampas, o que diferencia o projeto das demais instituições públicas de ensino do município. "Não teremos escadas no prédio. Os pais de alunos portadores de deficiência física terão vagas específicas para estacionarem seus carros na porta da escola", afirmou Iliomar Darronqui, coordenador da Duohma (Diretoria de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente), da Desem e do DAE (Departamento de Água e Esgoto). O projeto está orçado em R$ 7,6 milhões. "A obra será entregue em dezembro deste ano para o início das aulas em fevereiro de 2004", afirmou Darronqui.

No momento, operários finalizam a demolição das estruturas de concreto que abrigaram a Desem, a garagem municipal e o refeitório para funcionários da Prefeitura. Não foi necessário fazer a implosão do local, como era a intenção inicial da empresa contratada para execução do serviço. A escola ficará no quadrilátero formado pelas ruas Arnaldo Sante Locoselli, Rio Grande do Sul, Clóvis Bevilacqua e José Benedetti, em área total de 7 mil m² no bairro Cerâmica.

Poliesportivo – Pelo projeto, a escola será centrada em um prédio, com pavimento térreo e mais três andares. A parte térrea terá auditório para 180 lugares, secretaria, banheiros (masculino e feminino), cantina, refeitório, cozinha e salas dos professores, da diretoria, de reunião, da APM (Associação de Pais e Mestres) e de coordenadores pedagógicos. Além de consultórios médico, odontológico e psicológico, estacionamento, depósito de materiais e praça para uso da população. O ginásio poliesportivo, com capacidade para mil lugares, também ficará instalado no térreo. O local disporá ainda de quatro vestiários para atletas e dois para árbitros (masculino e feminino), ambulatório médico, salas para fiscais, administração e almoxarifado, dois banheiros e lanchonete.

No primeiro e segundo andares, segundo Darronqui, estarão 22 salas de aula, cada uma com 65 m² de área útil, além de banheiros e dois depósitos de materiais pedagógicos. O último pavimento terá dois laboratórios, duas salas de aula, biblioteca, banheiros e dois depósitos de materiais. "O espaço será dotado de toda a infra-estrutura necessária para uma escola moderna. Sem dúvida, será a melhor da cidade, totalmente informatizada."

A diretora de Educação e Cultura, Maria Helena Cadioli, foi procurada pela reportagem durante dois dias, mas não deu retorno para comentar sobre a parte pedagógica da escola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;