Política Titulo
FHC presidirá o Clube de Madri
Das Agências
13/05/2002 | 20:20
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso presidirá o recém criado Clube de Madri, formado por ex-governantes de todo o mundo, quando tiver que deixar o Palácio do Planalto, em janeiro do próximo ano.

Vinte e dois chefes de Estado e de Governo formaram o novo clube nesta segunda-feira, em Madri, durante um ato de constutição formal, com a participação dos governantes que formam seu comitê executivo, entre os quais o ex-presidente chileno Eduardo Frei. Os membros do comitê decidiram por unanimidade nomear Fernando Henrique presidente da nova associação.

O Clube de Madri, ao qual pertencem ex-chefes de Estado como o americano Bill Clinton ou o último mandatário soviético, Mikhail Gorbachov, tem "como objetivo fundamental trabalhar em favor do reforço da democracia em todo o mundo, ajudar como organismo consultivo a todos aqueles que iniciarem um processo de democratização, elaborar recomendações e, se for solicitado, participar ativamente no fomento desses processos".

O organismo recém criado também se dedicará a elaborar "estudos regionais e individuais de países para lhes ajudar em processos de consolidação de suas democracias", afirma uma nota emitida pelo clube.

O Clube, que fará reuniões periódicas de debates sobre a situação mundial, espera que a experiência de governo de seus membros permita, com a colaboração cientistas políticos, "transformar as idéias em recomendações práticas a implementar, já que o Clube agirá como órgão consultivo e grupo de apoio de todos os países imersos em processos de transição democrática".

A idéia desse clube surgiu em outubro passado, durante a celebração em Madri da Conferência de Transição e Consolidação Democráticas, organizada pela Fundação para as Relações Internacionais e o Diálogo Externo (FRIDE) da Espanha e a Fundação Gorbachev da América do Norte (GFNA), que contou com a participação de 35 ex-chefes de Estado e de governo, que decidiram se integrar num órgão permanente que contribua para o fortalecimento da democracia no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;