Economia Titulo
Programa para comércio entra na segunda edição
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
09/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A fim de fortalecer o comércio instalado nos bairros da cidade, a Prefeitura de Santo André abre inscrições para a segunda edição do programa Bairros + Fortes. A iniciativa prevê a qualificação dos profissionais, sejam formais ou não. "Os comerciantes que não estão integrados nos grandes centros de compra, como os shoppings, devem se tornar mais competitivos e buscar a expansão. O que fazemos é oferecer ferramentas para que isso se concretize", explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município, José Antonio Acemel Romero.

No ano passado, a primeira edição contabilizou 1.100 participantes nas diversas palestras que foram promovidas. Entre eles estava a empresária Rosângela Acencio Pereira. Por meio do programa, ela conseguiu descobrir qual sua real margem de lucro nas vendas. "Sabia o quanto lucrava, mas isso não era claro. Aprendi a contabilizar o que cada peça me oferece de retorno financeiro", conta Rosângela, que mantém uma loja de roupas infantojuvenis há 12 anos no bairro Santa Terezinha, em Santo André.

Ela destaca as palestras que foram realizadas pelo Sebrae. "Aprendi que o bom atendimento está à frente dos preços e ao lado da qualidade dos produtos. A forma com que expomos as roupas e saber qual a necessidade do cliente também foram temas discutidos pelo programa e que ajudaram a melhorar meu negócio", ressalta.

A empresária diz que participar do projeto trouxe tantas melhorias que ela e a sócia Liliana Pereira Ribeiro dos Santos vão inaugurar a sede própria da loja em agosto, dividida em dois andares. O objetivo é manter, também, a unidade atual cujo espaço é alugado. "Melhorar o mecanismo de venda só atrai novos clientes e conserva os antigos. Saímos ganhando", comemora Rosângela.

INFORMALIDADE - O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico explica que o principal objetivo do programa não é banir os comerciantes informais, mas dar suporte aos micro e pequenos empreendedores a buscarem a formalidade. "Não podemos sair fechando os estabelecimentos sem dar suporte, por exemplo. Essas pessoas sustentam suas famílias por meio do trabalho. O que tentamos mostrar é que não se paga tantos impostos quanto eles imaginam", afirma.

CRONOGRAMA - O Bairros + Fortes promoverá uma palestra gratuita por mês com o objetivo de proporcionar conhecimento e qualificação aos micro e pequenos empreendedores. Marketing, vendas, finanças, planejamento estratégico e redes sociais são os temas desta temporada. As palestras serão ministradas por professores, mestres e doutores da PUC São Paulo, parceria educacional do programa (veja datas ao lado).

Os eventos serão realizados no Teatro Municipal de Santo André, às 19h30, com capacidade para 475 espectadores, ou no Anfiteatro, com 150 lugares.

O programa tem patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Santo André e apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Serviço: Empreendedores interessados em participar gratuitamente da primeira palestra devem se cadastrar pelo telefone (11) 4468-4440 ou pelo e-mail bairrosmaisfortes@santoandre.sp.gov.br, o quanto antes. O anfiteatro municipal fica localizado na Praça IV Centenário, no Centro. Há estacionamento gratuito no local, cuja entrada é liberada após as 17h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;