Cultura & Lazer Titulo
Serginho Groisman comanda atraçao educativa
Do Diário do Grande ABC
10/12/1999 | 17:12
Compartilhar notícia


Discretamente, Sérgio Groisman fará sua estréia na Globo. A partir de sábado, às 8h10, ele será visto todos os sábados à frente do Açao, um programa que pretende estimular açoes de voluntariado na rede pública de ensino. No dia 25, no canal de notícias GloboNews, ele estréia o programa de entrevistas Reflexos. Mas a atraçao principal que ele apresentará, na Globo, só vai ao ar em março.

"Assim, vai ser mais fácil de me acostumar com a nova emissora", afirmou. "Vou começar a perceber as questoes de realizaçao, conhecer os técnicos e os bastidores ainda sem competiçao". Convidar Groisman para apresentar o programa - que faz parte do projeto Brasil 500 em conjunto com o Comunidade Solidária - nao teve esse objetivo de aclimatá-lo na emissora. O que a direçao da Globo buscava era uma forma de divulgar um projeto, lançado no último Criança Esperança. Groisman também foi procurado por ter no currículo afinidades com questoes de ensino.

"Achei bacana participar, porque é uma tentativa de valorizar a escola pública", afirmou ele, que já deu aula em faculdade, foi orientador cultural de um colégio e apresentou um programa sobre orientaçao vocacional. No Açao, além da apresentaçao, ele fará entrevistas, sempre no estúdio da Globo, em Sao Paulo. Em cena, estará mais formal. "É um tom diferente, porque nao há como ter a mesma energia de um programa com 300 pessoas, como eu fazia", explicou. "É diferente, mas sou eu".

O programa mostrará casos bem-sucedidos de trabalho voluntário nas escolas, colhidos em todo o país por três equipes do programa. Na estréia, mostrará uma escola do Rio que melhorou o aproveitamento dos alunos a partir de aulas de dança. Além das entrevistas, terá também um quadro em que personalidades que estudaram em escolas públicas contam como foi esse período de suas vidas. O desenhista Mauricio de Sousa, o jornalista Carlos Nascimento e o ator Ney Latorraca já gravaram depoimentos.

Com 20 minutos de duraçao, o programa ficará no ar até 22 de abril. Segundo Groisman, nao haverá problemas em comandar, pelos menos por um mês, duas produçoes ao mesmo tempo. Ele, que poderá ficar à frente de uma atraçao diária para o fim de tarde da Globo, ainda está em fase de criaçao do programa. O apresentador adianta, porém, que manterá a platéia, a presença e a voz do adolescente. A novidade virá com a utilizaçao da tecnologia disponível na emissora. "Tenho novos recursos que possibilitam entradas ao vivo e o uso do que há de mais novo em vídeo", afirmou. "Nao estou pensando em fazer algo de uma determinada forma só para mostrar que se trata de algo novo ou diferente".

Um grupo de amigos formado por artistas, jornalistas e jogadores de futebol estao ajudando, informalmente, a criar o programa. Groisman os reúne em casa, onde sao feitas as discussoes. O apresentador contou que, eventualmente, alguns desses amigos podem vir a fazer parte do programa. Ele preferiu nao revelar nomes.

Entrevistas - Se o "Açao" foi um "extra" que aconteceu, o programa de entrevistas foi pedido pelo próprio Groisman. Ele contou que queria fazer entrevistas na TV paga, por ser uma televisao com mais compromisso com a qualidade do que com a audiência e com mais tempo para elaborar os projetos. O programa deve ser semanal, para ir ao ar à noite, com uma hora de duraçao. Sua idéia é juntar duas pessoas que nao se conhecem e fazê-las falar sobre suas vidas a partir de imagens. "Quero propor uma troca de idéias a respeito de um período", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;