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Cresce a preocupação com as fraudes digitais no natal
Das Agências
14/12/2007 | 15:58
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Um estudo divulgado pelo E-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, apontou nesta sexta-feira que as lojas online brasileiras devem faturar R$ 1 bilhão neste natal (de 15 de novembro a 23 de dezembro), o que representa um crescimento de 45% sobre o mesmo período de 2006, quando as empresas faturaram R$ 693 milhões.

No entanto, às vésperas do natal surge um alerta para quem realizada compras na internet. Segundo teste divulgado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste com 34 lojas virtuais, analisando itens como informação sobre a loja disponível na página de compras, condições de pagamento, prazos, condições de entrega e reembolso, 22 foram reprovadas.

Além dos itens tradicionais referentes à qualidade dos serviços oferecidos, cresce a preocupação com as fraudes digitais realizadas no natal. "Os crackers, ou seja, os invasores têm inovado. Clonam as páginas das lojas virtuais reais de forma tão idêntica que somente prestando muita atenção é que o e-consumidor percebe que se trata de um site clonado. Além disso, estão propagando e-mails natalinos, em nome de organizações, com links fraudulentos. As mensagens são tão bem elaboradas que possuem até recursos de flash", afirmou o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro.

Ainda de acordo com o especialista, o público infantil também tem se tornado vítima das fraudes virtuais. "Os crackers estão desenvolvendo páginas com filmes e desenhos infantis. Ao realizar o dowload, o pai ou até mesmo a criança abre espaço para que um vírus espião se aloje no computador. Como se trata de um conteúdo inocente, os pais nem desconfiam que aquele acesso pode lhe trazer problemas futuros", concluiu Leandro.

De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, as fraudes digitais em 2006 cresceram cerca de 53%. Já nos problemas de segurança como um todo foi registrado um aumento de aproximadamente 191%.

Entre os vírus mais propagados, o phising scam tem ocupado os primeiros lugares da lista. Definido como uma forma de roubar informações pessoais ou valiosas de internautas, este programa virtual mal-intencionado com objetivo de capturar senhas e outras informações confidenciais cresceu 250%.

Veja as dicas para evitar problemas nas compras pela Internet:

-Utilize apenas o seu computador, atualize o antivírus e não faça compras em locais como lan houses

-Não acesse links de mensagens encaminhadas por e-mail por estranhos, eles podem ter programas espiões

-Evite propagandas que prometem levá-lo ao site, prefira digitar o endereço na barra quando quiser visitar uma página

-Prefira as lojas grandes e conhecidas ou aquelas indicadas por amigos

-Busque no site as informações do endereço físico da loja e dos telefones

-Desconfie de lojas que não aceitam cartão de crédito e pedem depósitos

-Ao comprar pela internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail. De novo, empresas confiáveis solicitam essas informações no próprio site, informando claramente os aspectos de segurança e condições comerciais.




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