Cultura & Lazer Titulo
Banda Mantiqueira inicia turnê
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
11/09/2000 | 21:34
Compartilhar notícia


A Banda Mantiqueira, que tem, entre seus integrantes, três músicos de Sao Bernardo, realiza a partir desta terça uma temporada de shows de pré-lançamento de seu segundo CD, Bixiga (Pau Brasil). O grupo é uma raridade no país: além da formaçao de big band e do repertório essencialmente brasileiro instrumental, foi um das poucos a receber indicaçao para o prêmio Grammy na categoria jazz latino - em 1998, com seu álbum de estréia, Aldeia.

O primeiro show com base no novo CD acontece às 21h de hoje, dentro da série É Jazz, no Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313. Tel.: 284-3639). A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Após esse show, às 22h, a Banda Mantiqueira inicia sua tradicional temporada no Supremo Musical, em Sao Paulo. O lançamento oficial de Bixigaestá previsto para o dia 25 de setembro, na Sala Sao Paulo.

Segundo o clarinetista e saxofonista Nailor Azevedo, mais conhecido como Proveta, o disco Bixiga é uma homenagem ao bairro onde ele e outros músicos da banda moraram, e onde começou a história da Mantiqueira.

O álbum conta, inclusive, com a faixa-título assinada por Proveta e que, musicalmente, reflete as emoçoes daquela época. "Eu vim do interior, e estranhei tudo aquilo. Sao Paulo tinha muito barulho de carro, gente nas ruas de madrugada e ainda assim, muitas vezes eu sentia solidao", recorda.

Proveta diz que, na escolha de repertório, a preferência foi dada às músicas com forte caráter instrumental e vocal ao mesmo tempo. Daí o porquê de selecionarem, por exemplo, músicas originalmente criadas com letra, mas com melodia bem elaborada, como As Rosas Nao Falam, de Cartola, ou Catavento e Girassol e Baiao de Lacan, ambas da dupla Guinga e Aldir Blanc.

O disco ainda conta com Prêt-à-Porter de Tafetá, de Joao Bosco; Três no Choro (pot-pourri com Aperitivo, Arranca Toco e Modulando), Cartola e Cavaquinho (com As Rosas Nao Falam, Folhas Secas e Notícia), e Urubu Malandro, de Lourival Carvalho e Joao de Barro.  "Este CD poderia ser uma mera seqüência do nosso trabalho anterior, como se faz com os filmes de Hollywood, mas optamos por fazer um álbum com um acabamento melhor, e mais maduro", comenta Proveta.  E, apesar de o CD estar bem mais "sério" que Aldeia, Proveta garante que, no palco, a Banda Mantiqueira nao perdeu o seu bom humor. "Nós continuamos nos movimentando e dando risada, é um jeito brasileiro de ser também", diz. Por isso mesmo, o público pode esperar, para esta terça, um show com muito alto astral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;