Cultura & Lazer Titulo
Grande ABC ganha palco de blues
Alessandro Soares
Da Redaçao
29/05/2000 | 19:15
Compartilhar notícia


  O blues de Nova Orleans ganha um palco permanente na regiao a partir da próxima quinta-feira, com um show do guitarrista Kenny Brown e da banda K.B. Express. Esta apresentaçao inaugura a programaçao internacional do Vera Cruz Bar, em Sao Bernardo (av. Indico, 980. Tel.: 448-8066), e também marca uma parceria inédita com o Bourbon Street, de Sao Paulo. O show de estréia terá patrocínio da Jack Daniel's e do bar Liverpool.

O Vera Cruz Bar, que acaba de completar dois anos, terá, uma vez por mês, uma das atraçoes internacionais que se apresentam na casa noturna paulistana. Rivail de Carvalho, um dos proprietários do bar, fechou a parceria com Herbert Lucas, produtor executivo do Bourbon. "Gosto muito da música dos negros norte-americanos e vi a apresentaçao de várias bandas em Nova Orleans. Em cada esquina tem uma tocando. A pegada do blues é diferente. Quem escuta nao fica parado, mexe pelo menos o pé", garante Carvalho.

Kenny Brown fará seu show às 22h30, nesta quinta e também na sexta-feira, acompanhando da banda K.B. Express, formada com músicos brasileiros para suas apresentaçoes no país. Da programaçao do Bourbon Street estao cotados para virem para o Vera Cruz, entre outros, Marva Wright, chamada de a rainha do blues, e o trio vocal Nude Begining.

O guitarrista Kenny Brown é um músico popular em Nova Orleans e suas raízes nao poderiam ser mais autênticas. Nasceu na cidade onde surgiu o blues e ingressou na carreira musical pela porta da frente. Isso, graças a seu primo, o saxofonista Gary Brown, que o levou para cantar no 544 Club, na famosa Bourbon St., meca da música ao vivo de Nova Orleans. Kenny ficou pouco tempo no vocal, pois o lamento melódico do blues na guitarra soou mais alto.

O estilo de Kenny vem do puro rythm'n'blues, a alma negra da música norte-americana. Sua guitarra atrai também o funk e o soul, e lança uma piscadela para o rock e o pop. Essa mistura eclética se revela no repertório, especialmente nas transformaçoes que ele faz nas músicas de outros compositores, tornando-as mais dançantes.

Holding Back the Years, do Simply Red, continua com a mesma letra, mas a melodia é completamente diferente. You Make me Feel Like Dancing, de Leo Sayer e V. Poncia, passou de disco music para pop. A guitarra soa mais carismática quando encontra a Sex Machine, de James Brown, reforçando o puro clima soul music da cançao. A música negra é a essência de seu repertório. Até Prince recebeu um tratamento diferenciado em sua 1999. KC & The Sunshine Band, Neville Brothers, Steve Wonder e B.B. King sao outros nomes cujas músicas estarao no show.

Brown também trouxe na bagagem suas próprias composiçoes, como On My Way e That Will Never Do. A banda que acompanha o guitarrista no Vera Cruz é formada por Juliano Bechari (teclados), Kristian Steuer (baixo), Gustavo Filipovich (bateria) e Paulo Campos (percussao). Sua voz nao é das melhores no blues, mas o som da guitarra e da banda é um convite a dançar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;