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Consumidor paga camarão, mas leva gelo
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
05/02/2007 | 22:55
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Comprar camarão congelado não é um bom negócio. Segundo avaliação realizada pela Pro Teste (Associação de Defesa do Consumidor), as principais marcas disponíveis no mercado brasileiro não comercializam produtos de qualidade nem informam o verdadeiro conteúdo de suas embalagens.

Na análise feita em laboratório, todas as marcas pesquisadas (Bom Peixe, Costa Sul, Costeira, Frescatto, Leardini, Penha Pescados, Pescados 4 Irmãos e Peski) foram reprovadas quando colocadas na balança. O teste revelou que metade do que está na embalagem é gelo, não camarão.

O consumidor, enganado pelos rótulos, paga caro pelo quilo do crustáceo. Em alguns casos, o valor ultrapassa R$ 30, após o desconto do gelo. A conta foi feita levando-se em consideração a espécie de camarão sete barbas, normalmente usada para recheios e molhos em função de seu tamanho reduzido.

De acordo com a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci, uma pequena mudança na legislação favoreceria o consumidor na hora da compra. “Os fabricantes deveriam revelar, na embalagem, o peso líquido dos produtos congelados. Dessa maneira, as pessoas saberiam o que estão levando pra casa. A nova informação também possibilitaria uma maior fiscalização, até por parte dos consumidores”, diz.

Na lista de itens avaliados, a rotulagem também não recebeu boas notas. Algumas, inclusive, apresentavam informações erradas em relação à temperatura e ao tempo de armazenamento. Outros absurdos foram revelados na análise sensorial, feita por especialistas.

“Havia problemas sérios de higiene em quatro das marcas que, por isso, foram eliminadas. Para se ter uma idéia, achamos até pedaços de metal nos pacotes. Em outros casos, encontramos restos de cascas e carnes de outros animais”, explica Maria Inês.

Os fabricantes relacionados no teste foram procurados pela reportagem e apenas Leardini e Frescatto se manifestaram. Ambos questionaram o processo de descongelamento usado na pesquisa. A Leardini garantiu que realiza um controle de qualidade permanente em seus produtos e a Frescatto se prontificou a fazer alterações em suas embalagens no curto prazo.



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