Setecidades Titulo
Prefeitura de Diadema 'esquece' de praça
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
04/02/2002 | 19:53
Compartilhar notícia


A praça Kaleman, no Jardim Campanário, em Diadema, está abandonada. Mato alto, lixo, entulho, brinquedos quebrados e falta de manutenção nos equipamentos (bancos, mesas e material esportivo) atrapalham e assustam os usuários, que têm no espaço uma das únicas opções de lazer no bairro.

O espaço de 7 mil m² tem playground, duas quadras, tabelas de basquete, bancos e mesas, além de pista de cooper e área livre, todas tomadas pelo mato. O espaço foi inaugurado em dezembro de 1994 para homenagear seis adolescentes que morreram em uma chacina no bairro, em 1990 – o nome da praça é formado pelas iniciais dos jovens assassinados.

Os moradores do bairro pedem que a Prefeitura retome os serviços de manutenção no local. A dona de casa Cristina Souza dos Santos, 35 anos, disse que não tem outro lugar para seus filhos brincarem. “Tenho de ficar de olho o tempo todo, pois o mato fica cheio de bichos. A praça tem um espaço ótimo, que poderia ser melhor aproveitado.”

A operadora de supermercado Márcia Pereira, 23, disse que tem medo de circular pela praça à noite. “Existe iluminação, mas, mesmo assim, é perigoso. Nunca passa polícia aqui e o pessoal aproveita o matagal para usar e vender drogas”, afirmou.

O local é muito procurado pelas crianças e idosos durante o dia. “Não há manutenção dos equipamentos, está tudo quebrado. A gente vê os grupos da terceira idade fazendo ginástica no meio do mato e do lixo. Poderiam cuidar melhor daqui”, disse Maria da Conceição Flausino, 53, dona de casa.

Nos fins de semana, moradores do bairro vão à praça para jogar, brincar e até conversar com os vizinhos. “Fica lotado de gente. O pessoal vem de qualquer jeito, mesmo com a praça nesse estado. A Prefeitura podia dar uma melhorada aqui. No mínimo, é preciso cortar o mato, consertar os brinquedos e tirar o lixo”, disse a dona de casa Márcia Veloso, 23 anos.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema confirmou que a manutenção do espaço está em segundo plano, pois existem dois projetos que podem ser aplicados na praça futuramente. Há estudos para abrir licitação para reforma total do local, mas ainda não há previsão de quando isso deve ocorrer. Por outro lado, o programa Pé na Rua, que faz a manutenção das praças do município, só deve chegar à praça Kaleman em junho (se a licitação não começar antes).

A Prefeitura iniciou também um projeto de revitalização dos centros comerciais do município, que inclui melhorias nas praças da Vila Nogueira, Serraria, Jardins Inamar e Campanário. A praça Kaleman, contudo, não está na lista dos locais beneficiados pelo programa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;