Cultura & Lazer Titulo
Vaticano censura 'O Código Da Vinci'
Da AFP
15/03/2005 | 15:33
Compartilhar notícia


O Vaticano rompeu nesta terça-feira o silêncio sobre um dos livros mais vendidos do mundo, O Código Da Vinci', do escritor americano Dan Brown, e pediu que não seja comprado ou lido.

"Não leiam nem comprem O Código Da Vinci", pediu o cardeal Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova e que está na lista de sucessão de João Paulo II, em declarações à Rádio Vaticano.

O livro, primeiro na lista dos mais vendidos, com 20 milhões exemplares, foi qualificado como "um castelo de mentiras" pelo cardeal, que disse estar cheio de imprecisões históricas.

"Não se pode escrever um romance que deforma os fatos históricos, maldizendo ou difamando personagens que devem seu prestígio e fama justamente à história da Igreja, da Humanidade", afirmou Bertone.

O cardeal, que organizou para quarta-feira uma conferência em Gênova (norte) sobre as "inexatidões" do livro, foi membro da Congregação da Doutrina da Fé, encarregada de defender a ortodoxia.

"Já começou a circular nas escolas como um novo modelo, querem lê-lo para entender a dinâmica da história e todas as manipulações que a Igreja cometeu", disse Bertone.

O cardeal afirmou que existe uma espécie de estratégia mundial para "divulgar no mundo este castelo de mentiras".

O livro, publicado em 2003, e que inspirou um filme que será lançado no ano que vem, conta as investigações do herói, professor e especialista em simbologia Robert Langdon, para descobrir um crime enigmático, no qual estão envolvidas a intrigante organização católica Opus Dei e sociedades esotéricas anticlericais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;