Esportes Titulo
Ronaldo obtém nacionalidade espanhola
Da AFP
10/11/2005 | 20:14
Compartilhar notícia


O atacante Ronaldo, do Real Madrid, obteve nesta quinta-feira a nacionalidade espanhola depois de ter jurado lealdade à Constituição do país, anunciou o clube 'merengue'. Ronaldo Luís Nazário de Lima, nascido no Rio de Janeiro em 1976, conseguiu a nacionalidade espanhola depois de quase um ano de tramitação, conforme anunciou o Real Madrid, que o contratou na temporada 2002-2003. "O jogador jurou a Constituição e agora deixa de ocupar o lugar de estrangeiro na equipe do Real Madrid", afirma o comunicado.

Roberto Carlos, compatriota de Ronaldo e defensor do mesmo clube, obteve a nacionalidade espanhola em agosto passado, deixando também vago um lugar de jogador extracomunitário na equipe, à qual acabam de se somar os também brasileiros Robinho e Júlio Baptista.

Ronaldo e Roberto Carlos são duas peças fundamentais na estrutura montada pelo técnico Carlos Alberto Parreira na seleção brasileira para tentar a conquista do hexacampeonato mundial de futebol na Copa da Alemanha 2006. Os dois "espanhóis" continuarão vestindo a camisa da Seleção Brasileira, apesar de terem jurado obediência à Constituição da Espanha.

Ronaldo já tinha mencionado a possibilidade de adotar a cidadania espanhola no ano passado. O jogador começou no futebol espanhol atuando pelo Barcelona, que o contratou do holandês PSV Eindhoven, quando tinha apenas 20 anos de idade.

Após se desentender com o então técnico do clube catalão, o inglês Bob Robson, se transferiu para o Inter de Milão, que defendeu por cinco temporadas, nas quais alternou partidas gloriosas e duas terríveis contusões no joelho direito.

Recuperado de suas lesões, após ser operado pelo médico francês Gerard Saillant, voltou com toda força na Copa do Mundo 2002, conquistada pela quinta vez pelo Brasil e da qual foi artilheiro com oito gols, e ao término do mundial se transferiu para o Real Madrid.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;