Economia Titulo
Daimler efetiva 183 aprendizes do Senai
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/01/2003 | 22:19
Compartilhar notícia


Por conta do crescimento em suas exportações de motores, a DaimlerChrysler vai efetivar, a partir de sábado, 183 aprendizes da escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que estagiavam em diferentes áreas da produção da fábrica de São Bernardo. A maior parte desses aprendizes vai trabalhar na linha de motores que são exportados ao mercado norte-americano.

A companhia informou que houve um aumento significativo do volume de vendas de motores pesados para equipar caminhões da Freightliner, empresa do grupo Daimler nos EUA. Para 2003, o programa de produção do modelo OM 460 LA, destinados aqueles veículos, foi elevado em 2 mil unidades, crescendo de 7 mil unidades para 9 mil, alta de 28%. Para 2004, esse volume deve crescer ainda mais, atingindo 10,5 mil e chegando em 2005 a 12 mil unidades fabricadas. Do total de motores produzido, 35% são exportados, e desse volume, atualmente 17% são direcionados para o mercado norte-americano.

De acordo com a empresa, o aumento da demanda pelos produtos da fábrica brasileira se deve principalmente ao reconhecimento da qualidade dos produtos e da pontualidade nas entregas, acima dos índices exigidos pelo mercado norte-americano. “A expansão demonstra uma maior competitividade e capacitação industrial da empresa no mercado externo”, disse o diretor de produção de motores, Bart Laton.

A efetivação dos aprendizes, alguns com mais de dois anos de estágio na fábrica, ocorreu também por conta de pressão dos empregados, segundo o membro da comissão de fábrica Moisés Selerges Júnior. “Foi uma conquista. Por exportar muito e estar com a produção em alta, havia uma grande quantidade de horas extras, o pessoal resolveu boicotar as horas extras para pressionar.”

A DaimlerChrysler do Brasil exporta motores para os Estados Unidos desde 2001, em parceria da companhia com a DaimlerChrysler AG, na Alemanha e a Freightliner. Para montar a linha de motores, em 2001, a empresa investiu cerca de R$ 65 milhões, usados para a instalação de novas máquinas e equipamentos.

A fábrica em São Bernardo tem, dentro da unidade, o Centro de Formação de Aprendizes do Senai, cujo curso prevê dois anos de formação de jovens, com aulas teóricas e práticas e ao final, é realizado um estágio na linha de produção, que os prepara para o mercado de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;