Setecidades Titulo
Mauá reforça combate à dengue
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
31/01/2003 | 21:31
Compartilhar notícia


Mauá vai reforçar as ações de combate à dengue a partir da próxima segunda-feira. Equipes de técnicos da administração municipal com amostras do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypt estarão em pontos de grande circulação da cidade para reforçar junto à população informações de prevenção da doença. A primeira área a participar da ação será o Parque São Vicente. O projeto, intitulado Saiba Mais Sobre a Dengue, será encerrado no dia 3 de abril, data em que a abordagem será feita na passarela central da cidade.

Também na próxima semana, os profissionais de saúde das USFs (Unidades de Saúde da Família) e do Hospital Nardini serão capacitados a notificar as vítimas da doença, além de casos de dengue hemorrágica (embora a cidade não tenha registrado nenhum caso deste tipo). Em 2002, Mauá encontrou 12 focos do mosquito transmissor e 59 casos da doença. Todos importados. Do início do ano para cá, um foco foi detectado na cidade.

Segundo a educadora em saúde de Mauá Patrícia Sá Silva, o intuito do projeto e da capacitação dos profissionais da rede é informar detalhadamente a população sobre o combate contínuo da proliferação da dengue. “O fato de mantermos estatística zero de casos confirmados mostra que o trabalho de vigilância do mosquito em Mauá é eficiente. No entanto, sabemos que a cada ano a suscetibilidade das pessoas que já tiveram a dengue clássica contraírem a doença em níveis mais graves cresce. Não podemos deixar de ampliar as ações municipais.”

Com essas atividades, principalmente junto aos profissionais da saúde, a Prefeitura espera detectar casos da doença, inclusive as possíveis febres hemorrágicas precocemente. “Com a capacitação de auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos, estaremos reforçando o fluxo de atendimento de casos suspeitos nas portas de entrada da rede pública de saúde.”

Já o projeto Saiba Mais sobre a Dengue com foco educativo irá subsidiar o trabalho feito pelas unidades de saúde no decorrer do ano. “Trata-se de uma contribuição ao trabalho contínuo de prevenção feito também pelos agentes comunitários de Mauá. Além disso, estamos aproveitando o verão, período em que o combate à dengue deve ser intensificado em todos os lugares.”

Nas áreas de atuação das equipes, haverá ainda uma maquete de criadouro, com ovos, larvas e pupa (última fase aquática do desenvolvimento do mosquito); e uma segunda que dará o modelo de prevenção dos riscos da dengue. O projeto Saiba Mais sobre a Dengue seguirá um calendário que abrange as 20 USFs da cidade até o dia 26 de março. No Hospital Nardini, as maquetes e os monitores estarão nos dias 27 e 28 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;