Cultura & Lazer Titulo Diadema
Cine Eldorado exibe o filme O Cabra Bode

Diretor Milton Santtos participa de bate-papo após sessão

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
29/06/2012 | 07:17
Compartilhar notícia


Além de disponibilizar grandes blobckusters e filmes integrantes de circuitos mais alternativos para a comunidade local, o Cine Eldorado, em Diadema, abre as portas também para produções independentes. O mais recente longa-metragem do Grande ABC a ser apresentado ao público é 'O Cabra Bode'. O título tem sessão especial hoje, a partir das 19h30, com entrada franca.

A obra independente tem direção do baiano Milton Santtos, morador de São Bernardo. O dinheiro para os projetos caseiros é tirado do serviço no qual faz cartões, cartazes e pinturas de faixas. Aos 46 anos, este é o 21º filme de sua carreira cinematográfica.

Gravado na cidade de Cícero Dantas, no interior da Bahia, no ano passado, a produção acompanha a maldição de Pedro. Na dificuldade de encontrar comida, ele come os colhões de um bode, fazendo com que se transforme no perigoso Cabra Bode. A bizarra entidade protege os animais do local, mas o carrancudo João Lió deseja comer carne e é o único capaz de enfrentar o protagonista.

Lugares desérticos (e que remetem ao universo do Velho Oeste adorado pelo diretor), efeitos especiais e tiradas cômicas agitam a trama. "Sou muito fã do Mazzaropi e gosto de trabalhar também com questões sociais como ele. Procuro misturar tudo com muito humor", explica Santtos.

Com uma hora de duração, a obra contou com participação de moradores do vilarejo sem experiência alguma em interpretação. "O tema era Lampião e o cangaço. O Cabra Bode é uma mistura de lendas e no Nordeste a figura da cabra é muito forte", diz. "O personagem não dá medo, mas as crianças às vezes saem correndo das sessões."

Nas exibições realizadas em São Bernardo e algumas cidade da Bahia - incluindo a que serviu de cenário - o diretor comenta que o perfil popular tem sido o principal elemento. "Ele não chama a atenção pela parte técnica, mas pela linguagem popular. O filme mexe com o misticismo do nordestino e há muitos por aqui."

A paixão de Santtos pela sétima arte começou na infância. "Me apaixonei pela televisão, onde via os filmes de bangue-bangue. Também assistia às pornochanchadas no cinema da cidade. É uma arte muito especial que fica no coração da gente", afirma. Quando veio para São Paulo, começou a fazer diversos cursos da área - o mais recente foi o de cinema digital. Com diversos roteiros prontos, as ideias tomaram forma somente tempos depois, quando comprou a primeira filmadora.

Em 2009, o diretor foi contemplado pelo projeto VAI, programa de valorização de iniciativas culturais promovido pela Prefeitura de São Bernardo. O orçamento foi utilizado para o elogiado documentário 'Vila São Pedro e Sua Gente' e na aquisição de melhores equipamentos.

O Cabre Bode - Cinema. Hoje, às 19h30. No Cine Eldorado (Centro Cultural Eldorado) - Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Diadema. Tel.: 4059-1649. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;