Política Titulo
ESPECIAL LULA: testemunhas da história
Do Diário do Grande ABC
27/10/2002 | 21:30
Compartilhar notícia


O prefeito da greve Tito Costa

O jurista Tito Costa conheceu o presidente eleito quando este assumiu o posto de diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1969. Costa era suplente do ex-senador Franco Montoro e mais tarde se tornaria prefeito de São Bernardo (1977-1982), quando Lula já era presidente do sindicato. “Eu já via no Lula alguém que tinha característica de liderança, mas nunca imaginei que pudesse atingir a posição que atingiu hoje.”

O ex-prefeito deu apoio às greves durante a ditadura. “Arrisquei meu mandato, mas achava que era um movimento saudável na busca de um sindicalismo novo. Depois, nossa amizade se estreitou mais. Houve um momento em que eu freqüentava a casa dele, junto com outras lideranças, como Mário Covas e Franco Montoro, por exemplo.”

“É uma grande surpresa para todos nós que o conhecemos naquela época a culminação de sua liderança política”, disse. Mas Tito Costa acrescentou que hoje vê em Lula alguém modificado na sua postura, que se preparou e que vem assimilando os conhecimentos que tem recebido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;