Esportes Titulo
Corinthians vai escalonar férias dos jogadores
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 18:33
Compartilhar notícia


O acúmulo de competiçoes no início do ano que vem - Mundial Interclubes, Torneio Rio-Sao Paulo e Campeonato Paulista, um na seqüência do outro - obrigará a diretoria do Corinthians a escalonar as férias dos jogadores. A Hicks Muse, empresa que patrocina o clube, nao pôde pedir dispensa do Rio-Sao Paulo porque existe um contrato em vigência que obriga a participaçao do Corinthians na competiçao. Assim, teve de abandonar o projeto de dar folga aos atletas entre 15 de janeiro, quando termina o Mundial Interclubes, e 15 de fevereiro.

"O fato de ter de disputar o Rio-Sao Paulo complicou nossos planos e agora estamos estudando uma fórmula para contornar o problema', disse o gerente de Futebol, José Roberto Guimaraes. A soluçao, segundo ele, deve ser intercalar as férias. Os jogadores que ainda nao completaram 12 meses de clube, como César Prates, Dida e outros recém-chegados, só teriam férias no meio do ano, em julho.

Os mais antigos, como Edílson, Marcelinho e Vampeta, sairiam de folga logo após o Mundial. Mas, de acordo com Zé Roberto, eles teriam em princípio apenas 15 dias de descanso. Os outros 15 seriam cumpridos em julho.

"Com a experiência de técnico de vôlei, acho que 30 dias é muito tempo de férias para um atleta; ele volta completamente fora de sintonia e precisa de uma longa pré-temporada para se preparar fisicamente, o que nao vamos ter', disse.

A questao agora é convencer Edílson, Rincón, entre outros, do plano.

No início do ano passado, os dois fizeram questao de cumprir os 30 dias regulamentares. A primeira "briga' entre comissao técnica e jogadores é pelas folgas de fim de ano, quando o time estará concentrado para o Mundial.

Os atletas querem passar o Natal, 24 e 25, e Ano-novo, 31 e 1, em casa. A comissao quer dar folgas nos dias 23, 24 e 25, mas está reticente em relaçao à passagem de ano. Admite dar apenas um dia de descanso e pode fechar um hotel em Sao Paulo para os jogadores comemorarem a data com suas famílias.

Quem voltou antes ao trabalho em 99, como Vampeta, está sentindo até agora as seqüelas. Nao é à toa que o técnico Oswaldo de Oliveira quer dar um descanso ao extenuado jogador antes do início da fase final do Brasileiro. "A partir do momento em que assegurarmos matematicamente o primeiro lugar, vamos iniciar o revezamento e começar a preparar a equipe para a fase seguinte', disse Oswaldo.

50.º jogo - O técnico Oswaldo de Oliveira completa domingo, contra o Atlético-MG, no Maracana, seu 50.º jogo no comando do time: 27 vitórias, 8 empates e 14 derrotas. O técnico deve escalar time completo domingo. Rincón, que está na Colômbia resolvendo problemas particulares, deve integrar-se ao time já no Rio.

Oswaldo nao quer mais ninguém falando sobre a eliminaçao na Mercosul e o possível trauma do Corinthians em competiçoes internacionais. "Nós somos muito recentes no clube para absorvermos essa coisa de trauma em jogos internacionais; eu nao consigo ter esse ponto de visto de que a equipe amarele.'

Enquanto Oswaldo preocupa-se com o Brasileiro, a Hicks Muse está de olho no Mundial Interclubes. Nesta sexta, o clube recebeu US$ 500 mil da Fifa para preparar-se para o torneio. Segundo Zé Roberto, o Corinthians dificilmente fará contrataçoes até janeiro porque o prazo para a aquisiçao de reforços encerra-se dia 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;