Economia Titulo
Venda da champanhe é recorde na França
Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 15:20
Compartilhar notícia


A proximidade do Réveillon do ano 2000 está fazendo a festa dos fabricantes de champanhe francês. As vendas da tradicional bebida comemorativa devem atingir, até a noite da virada, de 315 milhoes até 320 milhoes de garrafas, o que representará um crescimento de 13% a 15% em relaçao ao número comercializado no ano passado.

Com isso, a indústria do champanhe terá movimentado nada menos que 3,66 bilhoes de euros (o equivalente a cerca de US$ 3,7 bilhoes) em 1999.

Desse volume recorde - explicado parcialmente pela expectativa do Réveillon do Milênio, que na verdade só ocorrerá no próximo ano, 45% terao como destino a exportaçao.

De acordo com reportagem publicada no jornal Les Echos, um quarto da produçao francesa vai para os demais países da Uniao Européia e pouco mais de 10% será comercializado no continente americano (a maior parte, claro, nos Estados Unidos).

Curiosamente, os maiores consumidores fora da França serao os vizinhos britânicos, desafetos históricos, que já encomendaram cerca de 18 milhoes de garrafas para as festas de fim de ano - 43% mais do que em 1998.

Em segundo lugar no ranking dos importadores da bebida, logo atrás dos ingleses, figuram os Estados Unidos, que espocarao 16 milhoes de garrafas de champanhe - 77% mais do que as vendas registradas no ano anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;