Internacional Titulo
China se prepara para realizar o maior censo do mundo
Do Diário do Grande ABC
31/10/2000 | 13:44
Compartilhar notícia


A China inicia esta quarta-feira uma operaçao gigantesca: contar o conjunto de sua imensa populaçao mediante um exército de seis milhoes de recenseadores que irao bater às portas de 350 milhoes de lares durante os próximos quinze dias.

Este será o quinto censo nacional organizado desde a fundaçao da República Popular da China e o maior jamais realizado no mundo. Preparada minuciosamente há meses, a operaçao deve permitir ter uma idéia mais precisa do número de habitantes do país mais populoso do mundo, para facilitar o planejamento econômico a médio e longo prazo. Oficialmente, a populaçao chinesa, no final de 1999, era de 1,259 bilhao de habitantes.

Mas esta cifra é considerada defasada devido à existência de uma populaçao flutuante muito importante, assim como os milhoes de criancás nao declarados devido ao fato de terem nascido em violaçao à rígida política de controle de natalidade aplicada pela China desde o início dos anos 80. Para assegurar a confiabilidade dos resultados, as autoridades insistiram que os dados fornecidos serao confidenciais, o que tem sido recebido com ceticismo pelos chineses.

Além das crianças nao registradas, o censo deverá também estabelecer a cifra de falecimentos, que nem sempre sao corretamente declarados.

Uma investigaçao realizada antes do censo na grande cidade de Wuhan (centro) permitiu descobrir que mais de 800 pessoas supostamente vivias estavam, na verdade, mortas, algumas delas há algum tempo, segundo divulgou esta terça-feira o jornal Juventude da China.

A China realizou no passado quatro grandes desde 1949: em 1953, 1964,1982 e 1990. A China fixou como objetivo nao superar o 1,4 bilhao de habitantes antes de 2010. Posteriormente, a populaçao chinesa deverá chegar até o 1,6 bilhao em 2050, antes de começar a diminuir, segundo os demógrafos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;