Internacional Titulo
Mal da vaca louca ainda é um risco, diz OMS
Do Diário OnLine
30/01/2003 | 17:03
Compartilhar notícia


A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou nesta quinta-feira que, embora os países mais desenvolvidos – como Reino Unido – criaram mecanismos adequados contra o mal da vaca louca, outros - especialmente na Europa Oriental e no Sudeste Asiático - ainda enfrentam a ameaça da doença, que já matou mais de cem pessoas.

"Nossa preocupação é que há países por aí que podem estar desenvolvendo a BSE (sigla em inglês para encefalopatia espongiforme bovina) e não estão fazendo nada a respeito", disse Maura Ricketts, especialista da divisão de saúde animal e de alimentos da OMS.

A doença foi detectada pela primeira vez na década de 80 e desde então se espalhou para outros países europeus. A maioria das cerca de 130 vítimas fatais é britânica. A OMS alega que houve exportação de carne ou ração animal contaminadas.

"Os países da Europa Central e Oriental, como um todo, foram grandes importadores desse material. Eslováquia, Eslovênia e República Tcheca notificaram casos, mas outros precisam estar mais atentos", disse a especialista. O mesmo, segundo ela, vale para alguns países do Sudeste Asiático e do norte da África.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;