Setecidades Titulo
Defesa Civil já está pronta para enchentes
Samir Siviero
De Redaçao
11/11/2000 | 17:03
Compartilhar notícia


Com a informaçao de que os pontos de enchente neste período de chuvas serao os mesmos que inundaram a regiao no verao passado, as defesas civis do Grande ABC estao preparando seus planos de emergência e se armam para agir após os estragos das chuvas. Em todas as cidades, quem tiver problemas decorrentes das enchentes deverá ligar para o telefone 199, além de seguir as orientaçoes básicas de como agir em caso de inundaçao.

As recomendaçoes gerais envolvem situaçoes de trânsito, alagamento em residências com possibilidade de perda de bens e deslizamentos, entre outras. Em caso de inundaçao, a primeira coisa a ser feita é desligar a chave-geral de energia. Caso dê tempo, o morador deve levantar móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogao.

Para ajudar no trabalho, todas as defesas civis da regiao manterao funcionários de sobreaviso para agir em casos mais graves. Sao psicólogos, assistentes sociais, médicos e voluntários da sociedade. As defesas também possuem barcos para o resgate dos flagelados.

Caso a pessoa esteja no trânsito no meio de uma tormenta, a defesa civil indica, como primeira recomendaçao, sintonizar o rádio em emissoras que dêem informaçao sobre as enchentes. Quem nao conseguir fugir da enchente, os técnicos recomendam deixar o veículo o mais rapidamente possível, e procurar um local seguro.

O contato com a água das enchentes também deve ser evitado, pois pode provocar doenças. Se inevitável, a pessoa deve procurar um médico.

Queda - Nos casos de deslizamento, a pessoa deve ficar atenta a árvores, muros e postes inclinados, pois indicam risco iminente de queda.

Em Santo André, o chefe da Defesa Civil, Rafael Antonio Teixeira das Neves, aposta na participaçao da própria populaçao para ajudar no trabalho de atendimento aos flagelados. "Isso é uma questao de cultura, mas a populaçao nos ajuda, avisando onde a água está subindo. E, muitas vezes, ajuda a socorrer. Os guardas municipais terao uma lista de pessoas que devem ser avisadas em caso de inundaçao. Nós trabalhamos com um grupo fixo da Defesa Civil e temos mais essas pessoas, que sao chamadas em caso de necessidade. O esquema é investir na prevençao e, se nao conseguir, temos de trabalhar no resgate, que envolve Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras corporaçoes."

Sao Caetano e Santo André utilizam sistemas meteorológicos que informam, com antecedência, quanto choverá, mas nao têm o acompanhamento da situaçao dos rios, que é o sistema destacado por Neves (leia reportagem na página 3). "Temos oito fontes de institutos meteorológicos, que nos ajudam a avisar a populaçao por meio do rádio e dos funcionários da Defesa Civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;