Economia Titulo
Governo inicia vacinação nacional contra a febre aftosa
31/10/2005 | 23:46
Compartilhar notícia


Começa nesta terça-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no país, informou ontem o Ministério da Agricultura. O cronograma do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa previa que 15 Estados e o Distrito Federal começariam a imunizar seus rebanhos amanhã, mas em locais como Distrito Federal, Goiás, Rondônia e São Paulo a vacinação foi antecipada, devido ao surgimento do foco de aftosa no Mato Grosso do Sul. Nesses Estados, os animais já foram vacinados entre os dias 15 e 29.

O prazo para vacinação vai até 30 de novembro. Estimativas do governo indicam que 161,2 milhões de bovinos, o equivalente a mais de 80% do rebanho total de 197,8 milhões de cabeças, e cerca de 1 milhão bubalinos (97% do total) deverão ser imunizados. Pecuaristas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Sergipe e Tocantins devem vacinar seus rebanhos. Nesses Estados, a primeira etapa da campanha de 2005 ocorreu em maio.

Técnicos brasileiros e paraguaios devem se reunir na sexta-feira, em Campo Grande (MS), para discutir o resultado das visitas feitas nos últimos dias a regiões do Paraguai e do Brasil. Eles avaliarão o controle dos focos de febre aftosa ocorridos no Mato Grosso do Sul e as suspeitas da doença no Paraná.

No caso do Mato Grosso do Sul, o primeiro foco foi confirmado em propriedade localizada no extremo sul do Estado, perto da fronteira com o Paraguai.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;