Esportes Titulo
Lula pede a Hu Jintao apoio à candidatura do Rio 2016
Da AFP
07/08/2008 | 08:24
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o apoio de seu colega chinês, Hu Jintao, à candidatura do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, durante sua visita nesta quinta-feira à Vila Olímpica de Pequim.

"Pedi o apoio do presidente chinês para a candidatura do Rio", declarou Lula ao término de sua visita, durante a qual saudou os atletas que compõem a delegação olímpica brasileira e foi recebido pelas autoridades da Vila Olímpica.

Antes de subir no carrinho a motor no qual foi levado até o alojamento dos atletas brasileiros, Lula disse que saiu do encontro com Hu com "a sensação de que teremos apoio da China, embora não possa afirmar nada antes que haja uma votação".

"Estamos em campanha para conseguir votos para a candidatura do Rio", acrescentou.

A cidade carioca concorre com Chicago, Tóquio e Madri, na corrida para sede olímpica de 2016.

"O Brasil está preparado e os brasileiros precisam acreditar que temos competência para receber os jogos. Muitas vezes nos diminuímos e acreditamos que não podemos fazer isso, que não temos condições. Sempre os outros têm mais condições do que nós", disse o presidente Lula.

"Por que os Estados Unidos organizaram três vezes os Jogos, em Atlanta em 1996 e em Los Angeles em 1932 e 1984, e a América do Sul nunca teve esta honra?", perguntou-se.

Enquanto isso, dezenas de atletas de todas as nacionalidades, raças, cores de pele passavam pelas ruas da vila e paravam, curiosos, para ver a cena de um presidente rodeado por uma multidão de jornalistas.

"O presidente Hu Jintao compreendeu, assim como o presidente do Parlamento chinês, que a América do Sul nunca teve uma olimpíada, por isso está levando em conta", acrescentou Lula.

Durante sua visita à China destinada a promover a candidatura do Rio, que compete com Chicago, Tóquio e Madri para ser sede olímpica, Lula tem previsto se reunir sexta-feira com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, pouco antes da abertura dos Jogos.

O presidente brasileiro disse que conhece a China "há muito tempo e, com certeza, as pessoas que visitaram a China há dez anos diziam que o país não tinha condições de realizar as Olimpíadas".

"Hoje chegamos à China e logo percebemos as mudanças econômicas, nas cidades, na infra-estrutura", elogiou.

Lula disse estar convencido da "maneira como as coisas têm avançado no Brasil e que nós estaremos mais que preparados para fazer as Olimpíadas de 2016".

Depois de falar aos jornalistas, partiu acompanhado dos dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro, entre eles Carlos Arthur Nuzman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;