Economia Titulo
Finlândia abre as fronteiras aos trabalhadores do leste europeu
Da AFP
11/02/2006 | 10:22
Compartilhar notícia


A Finlândia encerrará no mês de maio a restrição ao acesso de seu mercado trabalhista às pessoas procedentes dos oito países do leste europeu que entraram para a UE (União Européia) em 2004, anunciou o governo de Helsinque.

Um comitê criado pelo ministério finlandês do Trabalho para estudar a situação recomendou, "unanimemente, que a Finlândia não prolongue o período de transição aplicado aos cidadãos da UE", informou o Executivo em um comunicado divulgado na sexta-feira.

Desta forma, a partir de maio, o mercado de trabalho finlandês estará aberto para os trabalhadores do leste da Europa, dois anos depois da ampliação da UE de 15 para 25 membros. A Finlândia se somará, assim, a Grã-Bretanha, Irlanda e Suécia, os únicos países da UE que permitem o livre acesso a seus mercados de trabalho.

Até agora os cidadãos da República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Eslováquia e Eslovênia devem obter um visto de trabalho para entrar na Finlândia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;