Turismo Titulo
Natureza preservada na pequena Chapadão do Céu
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
09/05/2001 | 19:12
Compartilhar notícia


Fundada há menos de duas décadas, a cidade de Chapadão do Céu, em Goiás, já tem seu nome garantido entre os melhores pontos para turismo ecológico do Estado, além de dar acesso ao Parque Nacional das Emas, uma das maiores áreas preservadas de cerrado do mundo. Sua proximidade com o parque lhe proporciona paisagens de corredeiras e rios cristalinos, cercados por espécies de fauna e flora típicas.

Com cerca de 5 mil habitantes, Chapadão do Céu é um município pequeno. As ruas e avenidas do Centro são espaçosas, cheias de árvores e jardins. As praças, por si só, já homenageiam a natureza, com nomes como praça do Sol, praça da Terra e praça da Lua, e a arquitetura chama a atenção pelo seu aspecto moderno, diferente da maioria das cidades do interior.

Mas os principais atrativos para os ecoturistas estão nos arredores do Centro. Um deles é o Salto do Rio Formoso, que possui uma queda d’água com mais de 12 m de altura. Embora o acesso seja fácil, é aconselhável levar cordas e outros equipamentos que ajudem a chegar até o rio, pois parte do trajeto é feito dentro de mata densa, onde são encontradas várias espécies de animais silvestres.

Além do salto, o rio Formoso oferece outras alternativas de lazer, como a Prainha do Formoso, de águas calmas, ótima para banho. Já na Corredeira da Usina, situada a cerca de 5 km do Centro, na Fazenda Rancho Azul, o rio mostra a sua face aventureira, servindo como ponto ideal para provas de canoagem ao longo do canal. O local também dispõe de área de camping.

Para quem prefere alturas mais desafiadoras, uma boa opção é visitar o Salto II do rio Sucuriú, que possui nada menos que 40 m de altura. O cânion por onde passa o rio tem uma extensão de, aproximadamente, 5 km, formando uma sucessão de cachoeiras, saltos e corredeiras até chegar ao Estado de Mato Grosso do Sul. Dos mirantes, na margem esquerda, avista-se a densa mata ciliar existente no lado direito, uma das paisagens mais bonitas do passeio.

Os poços garantem outros momentos de bastante diversão aos adeptos do ecoturismo. No Poço da Aspumc, onde fica a sede da Associação dos Servidores Municipais, o turista encontra um pequeno bosque com churrasqueira, além de ótimos locais para natação e recreação.

Já no Poço da Antas, abastecido pelas águas cristalinas do rio da Prata, o maior destaque fica a cargo da fauna. Não é preciso andar muito para deparar com os animais que vivem na região, como anta, capivara, cachorro-do-mato e até tamanduá-bandeira, espécie ameaçada de extinção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;