Setecidades Titulo
Gordura pós-casamento tem ligação com rotinas
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
31/05/2003 | 19:11
Compartilhar notícia


É impressão ou a maioria das pessoas de fato engorda depois que casa? Engorda sim, respondem os endocrinologistas, e o problema se chama síndrome da gordura pós-matrimonial. "As pessoas engordam de 5 kg a 10 kg no primeiro ano de casamento, e se não tomarem alguma providência, seguem assim progressivamente", disse a médica do Grupo de Obesidade do Hospital Albert Einstein, Cláudia Cozer Leite. E nesta mudança corpória, ao contrário do que se imagina, é o homem que acaba engordando mais do que a mulher, que tem vida mais agitada.

O conceito não consta dos compêndios médicos, mas é amplamente usado entre eles. O aumento de peso, segundo a médica, doutora em endocrinologia pela USP (Universidade de São Paulo), está diretamente relacionado com a nova vida com o casamento – ou pelas relações estáveis e duradouras. "Ao casar, as pessoas criam uma nova rotina, muito mais caseira. Passam a fazer refeições regulares, saem menos de casa. O casal prefere reunir amigos para jantares, assistir a filmes, churrascos no fim de semana. Quando se é solteiro, as pessoas saem muito mais, viram madrugadas, não se alimentam direito."

O ganho de peso masculino é normalmente maior, segundo a médica. A mulher que faz dupla jornada de trabalho tem no esforço doméstico uma ajuda importante para queimar calorias. Assim, afirma, em pouco tempo o corpo muda. E, em geral, as pessoas buscam tratamento médico no início ou ao decidir ter filhos. O excesso de peso pode provocar uma série de doenças, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, induzir alguns tipos de câncer – como de mama ou de útero na mulher e de próstata no homem – e até dificuldade para engravidar. "Além de problemas de ordem psicológica, como depressão por causa da (baixa) auto-estima", disse.

Psicológico – Os fatores psicoemocionais, como a ansiedade pelas novas responsabilidades, também desencadeiam a obesidade pós-casamento, segundo a psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC, Izilda Susete Bozzo. "Em nossa experiência clínica com casais, 85% ganham peso após se casarem. Mudam valores, como a preocupação estética, mais aguda quando solteiro."

"Quando a pessoa é solteira e namora, tem necessidade de ser aceita, de ser amada, e biologicamente objetiva constituir família, precoce ou tardiamente. Com a cobrança da mídia, da geração saúde, do corpo perfeito, as pessoas se esforçam para se ajustarem a este modelo e serem aceitas."

Segundo a psicóloga, ao se casarem, homens e mulheres, de certa maneira, conquistam objetivos. "Ambos se acomodam num novo modelo familiar, que inclui uma vida mais calma, caseira, com hábitos de alimentação novos e sedentária. Sem perda calórica ideal, vem o ganho de peso", disse. Tipicamente, os homens são "mais visuais", segundo Izilda, e cobram o controle da aparência da companheira. Mulheres são mais tolerantes, valorizam outros fatores, entre eles "carinho e atenção". O cuidado na manutenção do relacionamento, segundo a psicóloga, é o que faz a relação ser duradoura – apesar dos quilos a mais.

Segundo a nutricionista e diretora do Conselho Regional de Nutricionistas, Silvia Helena Marangoni Reis, a solução para não ganhar peso são os hábitos. "O casal deve tentar não se tornar sedentário. Se a mulher fizer um dia aquele jantarzinho especial, o que é comum, tente equilibrar no outro. Tente voltar a fazer as atividades da época de solteiro, sair com mais freqüência de casa", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;