Cultura & Lazer Titulo
Mostra BR reprisa filmes vencedores
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
02/11/2001 | 17:46
Compartilhar notícia


A 25ª Mostra BR de Cinema divulgou os vencedores deste ano, na noite de quinta-feira. O Novo País, pelo júri, Vou para Casa, pela crítica, e Terra de Ninguém, pelo público, foram escolhidos os melhores filmes do eventos. O voto popular elegeu como melhor longa-metragem brasileiro Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.

O filme eleito pelo júri, dirigido pelo sueco Geir Hansteen Jörgensen, poderá ser visto neste sábado, às 21h30, no Cineclube Directv (r. Augusta, 2.530), em São Paulo. Elogiado “por sua coragem exemplar”, O Novo País mostra a marginalização de imigrantes na Suécia por meio da história de dois estrangeiros que cruzam o país em um velho automóvel.

O júri escolheu, ainda, os melhores documentários: os brasileiros Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, e Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado. A menção especial ficou com o ator Somali Mike Almayehu por sua atuação em O Novo País, e o prêmio especial, para O Voto Secreto, de Babak Payami.

A crítica preferiu a produção franco-portuguesa dirigida por Manoel de Oliveira. Vou para Casa será exibido neste sábado, às 18h30, na sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207). Um brilhante ator consegue um importante papel, mas recebe a notícia que sua mulher, filha e genro morrem num acidente. Na votação popular, esse filme ficou com a 18ªcolocação.

A maior nota concedida pelos espectadores foi destinada ao longa Terra de Ninguém (Eslovênia, Bélgica, França, Itália e Inglaterra), de Danis Tanovic. A história dos dois soldados inimigos que são instalados na mesma trincheira tem exibição domingo, às 17h40, no Cineclube Directv.

Os outros prêmios do público foram para Lavoura Arcaica (melhor longa brasileiro), Janela da Alma (documentário brasileiro), Promessas (documentário estrangeiro) e Bate-bola (melhor curta). A programação completa das exibições está na internet (www.mostra.org).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;