Inovação Programação reúne atividades práticas, com novas turmas ao longo do mês
FOTO: Divulgação

O Parque Tecnológico de Santo André segue ampliando o acesso da população à formação em CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) com uma nova programação de oficinas gratuitas em julho. As atividades abordam inteligência artificial, design de produtos e inovação, conectando tecnologia, criatividade e resolução de desafios reais.
Realizadas pelo programa de inovação SAVOYA e pela Escola de Ouro Andreense, as Oficinas de CTI são voltadas ao desenvolvimento de competências cada vez mais valorizadas no mundo do trabalho. A proposta é oferecer experiências práticas nas quais os participantes possam aprender, testar ferramentas, desenvolver soluções e compreender como a tecnologia pode ser aplicada em estudos, projetos e diferentes contextos profissionais.
As oficinas são realizadas presencialmente no Centro de Inovação, sede do Parque Tecnológico de Santo André, localizado na Rua Visconde de Taunay, 70. As inscrições e demais informações estão disponíveis na página oficial das Oficinas de CTI, no site do Parque Tecnológico: www.parquetecsa.com/oficinas-de-cti.
Para receber o certificado, o participante deverá comparecer à atividade presencial e concluir a respectiva trilha digital. Todas as oficinas são gratuitas e possuem vagas limitadas.
Engenharia de Prompt
A Oficina Prática de Engenharia de Prompt retorna com novas turmas para ensinar como elaborar comandos mais eficientes para ferramentas de inteligência artificial generativa.
A primeira atividade de julho foi realizada no dia 6, e novas turmas estão programadas para os dias 20 e 27, sempre das 13h30 às 15h30. As datas representam edições independentes da mesma oficina e não fazem parte de uma sequência. Por isso, cada participante deve escolher apenas uma turma.
Durante a formação, os participantes aprendem a construir comandos considerando elementos como objetivo, contexto, público e estilo. A oficina também trabalha técnicas de teste, ajuste e refinamento, permitindo melhorar a qualidade das respostas geradas pela inteligência artificial.
Além da elaboração de comandos, a atividade apresenta aplicações para planejamento, estudos, desenvolvimento de projetos, criação de conteúdo e organização de ideias, sempre estimulando uma utilização ética, crítica e segura da tecnologia.
A oficina é destinada a pessoas a partir de 14 anos, possui 30 vagas por turma e exige apenas conhecimento básico de navegação na internet. A formação conta com duas horas de atividade presencial e nove horas de conteúdo em ambiente virtual de aprendizagem.
Design de Produtos
A programação também apresenta a oficina Design de Produtos para Soluções Reais: da necessidade do usuário ao artefato funcional, que será realizada nos dias 15, 22 e 29 de julho, das 19h30 às 21h30.
Assim como na oficina de engenharia de prompt, cada data corresponde a uma turma diferente. Os encontros não são complementares e o participante deve se inscrever em apenas uma das opções disponíveis.
A atividade propõe uma experiência prática sobre o processo de desenvolvimento de um produto físico, começando pela identificação das necessidades do usuário e avançando até a construção de uma solução funcional.
Ao longo da oficina, serão trabalhados conceitos de ergonomia, usabilidade, requisitos de projeto, prototipagem, otimização da produção e testes. Os participantes também conhecerão um exemplo desenvolvido no Parque Tecnológico de Santo André, acompanhando as etapas que transformam uma necessidade real em um produto estruturado.
A formação é destinada a pessoas a partir de 16 anos interessadas em design, inovação e tecnologia. Serão disponibilizadas 50 vagas por turma, com duas horas de atividade presencial e duas horas de conteúdo em trilha digital.
Oficina Prática de Engenharia de Prompt
20 de julho, das 13h30 às 15h30
27 de julho, das 13h30 às 15h30
Público: pessoas a partir de 14 anos
Vagas: 30 por turma
Duração: duas horas presenciais e nove horas on-line
Inscrições e informações: www.parquetecsa.com/oficinas-de-cti
Design de Produtos para Soluções Reais: da necessidade do usuário ao artefato funcional
15 de julho, das 19h30 às 21h30
22 de julho, das 19h30 às 21h30
29 de julho, das 19h30 às 21h30
Público: pessoas a partir de 16 anos
Vagas: 50 por turma
Duração: duas horas presenciais e duas horas em trilha digital
Inscrições e informações: www.parquetecsa.com/oficinas-de-cti
LEIA MAIS:
Enel fará atualização no sistema e suspenderá canais digitais
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.