Política Titulo
PSDB quer ampliar número de prefeituras no ABC
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
08/01/2003 | 21:38
Compartilhar notícia


O PSDB paulista iniciará a partir do mês que vêm uma campanha de fortalecimento no Estado, visando as eleições municipais de 2004. O partido quer, na reunião interna que fará no dia 3 de fevereiro, afinar o projeto que pretende aumentar o número de prefeituras sob seu comando.   Atualmente, a sigla detém o poder em 262 das 645 cidades paulistas. Segundo o presidente estadual do PSDB, o deputado Edson Aparecido, as cidades principais na mira tucana são as 102 com mais de 50 mil habitantes. “Elas representam 82% do eleitorado paulista”, disse. Neste plano, uma região de destaque é a do Grande ABC, atualmente dominada pelo PT, que administra cinco das sete prefeituras. “O crescimento do partido em uma região como a do Grande ABC é importante”, afirmou Aparecido.   

Dentro do plano de crescimento na região e no Estado, a cúpula tucana coloca o prefeito de São Bernardo, Maurício Soares, como prioridade. Atualmente, ele é o único prefeito do partido na região. São Bernardo também cresce em importância na medida em que é a maior cidade que os tucanos têm sob sua tutela no Estado. A cúpula estadual do PSDB também observa a capacidade de articulação de Maurício como seu ponto de destaque. “Ele tem bons relacionamentos e nos ajudaria, como um grande interlocutor, a buscar lideranças novas.”  

Alckmin – Apesar de reconhecer que a força das cidades é ponto inicial importante para a eleição de um presidente, Aparecido negou que a estratégia tenha haver com um primeiro passo para fortalecer uma eventual candidatura do governador Geraldo Alckmin à Presidência da República. “Não se trabalha para nomes, este é um trabalho que visa as eleições municipais.” Em sua posse, Alckmin proibiu o tema eleições dentro de seu governo. Entretanto, nos bastidores do PSDB todos reconhecem os dois nomes de maior viabilidade para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006: do governador paulista e o de Minas Gerais, Aécio Neves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;