Política Titulo
Oposição pede apuração de denúncias contra Taniguchi
Do Diário OnLine
09/11/2001 | 20:26
Compartilhar notícia


Os partidos de oposição ao prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), entraram nesta sexta-feira com pedidos de apuração das denúncias de que a coligação que elegeu o prefeito sonegou informações ao TRE. O pedido foi feito a vários órgãos: Receita Federal, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunal Regional Eleitoral e 1ª Zona Eleitoral.

Apesar dos diversos pedidos de investigação, os vereadores do PMDB, PT e PDT decidiram não instalar uma CPI, ao menos por enquanto. O motivo da desistência é o fato de que a presidência e a relatoria da comissão ficariam a cargo dos aliados do prefeito, que têm a maioria na casa.

Além dos pedidos de apuração das denúncias, a oposição ainda lançou o Movimento Limpa Curitiba, para pedir ética na política.

As contas apresentadas pela coligação que elegeu Taniguchi foram aprovadas pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Espedito Reis do Amaral, um dia depois de as denúncias terem vindo a público. De acordo com cópias de um livro-caixa, recibos e cheques obtidos pelos opositores, os gastos da coligação chegaram a quase R$ 33 milhões, mas o valor declarado foi de R$ 3,1 milhões.

O advogado de Taniguchi, José Cid Campêlo, divulgou uma nota em que afirma que as acusações estão respaldadas em fotocópias sem autenticação, que não têm valor judicial. O advogado também diz que está tomando todas as providências no sentido de confirmar da regularidade da prestação de contas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;