Esportes Titulo Disputa de seleções

Copa do Mundo se divide em estádios históricos e modernos

Com 48 seleções, 104 partidas e 16 arenas, Mundial sediado nos Estados Unidos, México e Canadá será o maior realizado pela Fifa

Fabio Junior Especial para o Diário
07/06/2026 | 16:51
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Os preparativos para a Copa do Mundo de 2026 estão a todo vapor, e a próxima edição promete entrar para a história. Pela primeira vez, o Mundial reunirá 48 seleções, e para compor essa expansão, a Fifa apostou em uma estrutura inédita: três países-sedes e 16 estádios, o maior número já utilizado em uma única edição do torneio. 

Estados Unidos, México e Canadá dividirão a responsabilidade de receber milhões de torcedores. Ao todo, serão 104 jogos, e a maior concentração das partidas acontece em solo americano, que receberá 78 confrontos. Entre os locais escolhidos, estão arenas modernas e muito eficientes, e a lista é composta pela Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), AT&T Stadium (Dallas), Hard Rock Stadium (Miami), Arrowhead Stadium (Kansas City), Lincoln Financial Field, (Filadélfia), Gilette Stadium (Boston) NRG Stadium, (Houston) Levi’s Stadium (San Francisco) e o Luemen Field (Seattle).

O destaque vai para o Metlife Stadium, em Nova Jersey, com capacidade para 82.500 espectadores e que receberá a grande final. Além dele, o SoFi Stadium, em Inglewood (Los Angeles) não fica para trás, chamando atenção por sua arquitetura futurista, cobertura translúcida e pelo gigantesco telão suspenso em formato circular, sendo avaliado em US$ 5,5 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões) e possuindo quase de 70 mil lugares. 

DGABC

Apesar de imponência, muitas das sedes norte-americanas precisaram passar por adaptações, pois grande parte dos estádios foi projetada para receber partidas da NFL (National Football League). Uma das principais mudanças foi substituição da grama sintética pela natural , medida imposta pela entidade. 

Já o Canadá viverá momento inédito ao sediar alguns jogos de uma Copa do Mundo masculina pela primeira vez, pois já tinha recebido o torneio da categoria feminina, em 2015. O país terá o BMO Field (Toronto) e o BC Place (Vancouver) como representantes. 

VELHO CONHECIDO

Enquanto os vizinhos apostam na modernidade, o México levará ao torneio uma forte carga história, trazendo o Estádio BBVA (Monterrey) e o Estádio Akron (Guadalajara) como destaques. Entretanto, um velho conhecido retorna aos holofotes após 40 anos afastado de uma Copa do Mundo. 

Inaugurado em 1966, o Azteca foi cenário de momentos eternos do esporte. Casa do América-MEX, foi nele que o Brasil de Pelé conquistou o tricampeonato mundial em 1970 e onde Diego Maradona protagonizou, em 1986, dois lances mais famosos da história: o gol da ‘Mão de Deus’ e o chamado ‘Gol do Século’ diante da Inglaterra. 

Destinado a 83 mil torcedores, o estádio recebeu 19 partidas da competição no total. Em 2026, serão mais cinco jogos, elevando para 24, uma meta absoluta que dificilmente será batida.

LEIA MAIS:

Crianças mantêm tradição e pintam ruas de verde e amarelo na Copa




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;