Setecidades Titulo
Mutirão de saúde atende três mil em Sto.André
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
09/10/2003 | 22:49
Compartilhar notícia


O Centro de Saúde Escola, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, promove no sábado, das 9h às 17h, um mutirão de saúde voltado às pessoas dos núcleos habitacionais Capuava e Capuava Unido. As atividades do projeto Bem Viver acontecem em tendas montadas dentro das comunidades especialmente para o atendimento da população.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão teste de acuidade visual, avaliação nutricional do adulto, palestras sobre combate ao álcool, drogas e automedicação. Além disso, haverá atividades físicas. As pessoas da comunidade poderão receber a segunda dose das vacinas de hepatite e antitetânica (serão cerca de 3 mil doses e ambas para adultos).

Mais de 60 alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da faculdade, sob orientação de oito professores da instituição, estarão atendendo no mutirão. De acordo com Ana Paula Guarnieri, professora da disciplina de Saúde do Idoso do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pelo departamento de Gerontologia do Centro de Saúde Escola Capuava, a iniciativa visa promover a saúde por meio da aproximação com a comunidade.

“O objetivo é integrar a população desses bairros ao atendimento de saúde, de forma que as pessoas entendam que trabalhamos ao lado deles e não apenas para eles”, disse.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de atividade acontece nos dois núcleos habitacionais. Há cerca de dois meses, o Centro de Saúde Escola atendeu cerca de 1,7 mil pessoas, que foram vacinadas contra hepatite e tétano. “Dessa vez, teremos palestras sobre sexualidade e uma fonoaudióloga fará triagem em bebês para mandar ao Centro. Esperamos que mais de 3 mil pessoas participem”, disse Ismael Madureira, coordenador do Bem Viver.

Os dois núcleos que serão atenidos ama-nhã têm cerca de 7 mil habitantes. Todas as atividades serão gratuitas e a expectativa dos organizadores é de que haja grande procura da população local.

“Ao invés de esperarmos que a população doente chegue à gente, vamos até ela. Queremos levar informações e detectar problemas precocemente para facilitar no tratamento” afirmou Ana Paula.

Os casos que necessitarem de maior atenção serão encaminhados para o próprio Centro de Saúde Escola Capuava ou para os ambulatórios e hospitais gerenciados pela Faculdade de Medicina do ABC, de acordo com a necessidade de cada um.

O mutirão contará com o apoio e patrocínio de diversas empresas que doaram camisetas, lanches, doces e água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;