Economia Titulo
Fiesp debate criação de política industrial
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/02/2008 | 07:34
Compartilhar notícia


A formulação de uma política industrial para elevar a competitividade do segmento no Estado de São Paulo é o objetivo de um seminário, que é realizado nesta semana pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com a secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

 
O evento, iniciado na segunda-feira e que se encerra na sexta, tem como objetivo debater um amplo estudo sobre 26 setores da economia paulista. O estudo apresenta um diagnótisco de oportunidades e desafios para as empresas que leva em conta a necessidade de se enfrentar um cenário internacional crescentemente inovador.
 
Segundo o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, Pierangelo Rossetti, entre os desafios estão questões básicas a grande parte dos segmentos pesquisados, como a carga tributária e gargalos logísticos e de infra-estrutura.
 
Outras questões apontadas, por exemplo, no diagnóstico do segmento de autopeças são a escala reduzida das empresas e a dificuldade de acesso a crédito por parte das pequenas empresas.
 

Em relação a financiamento para o setor empresarial, o coordenador de Ciência e Tecnologia da secretaria estadual, Vahan Agopyan, afirma que o governo já desenvolve projeto de um fundo de fomento. Além disso, cita que o Estado já incentiva os APLs (Arranjos Produtivos Locais) – grupos de pequenas empresas de um mesmo setor que realiza ações conjuntas – e implementa programa de parques tecnológicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;