Internacional Titulo
Comunistas russos comemoram 75 anos da morte de Lênin
Do Diário do Grande ABC
21/01/1999 | 13:41
Compartilhar notícia


Os líderes comunistas celebraram hoje o 75º aniversário da morte do líder soviético Vladimir Lênin e afirmaram que nao há cisoes em suas fileiras, depois de depositar coroas de flores no mausoléu da Praça Vermelha.

Lênin, o líder da revoluçao bolchevista que em 1917 fundou a Uniao Soviética, morreu de derrame cerebral em 1924, aos 53 anos.

Cerca de 400 pessoas, encabeçadas pelo líder do Partido Comunista Gennady Zyuganov, foram levar flores ao mausoléu.

Zyuganov aproveitou a ocasiao para desmentir as versoes de que seu partido está fragmentado e debilitado por facçoes extremistas. Muitos dos antigos seguidores de Zyuganov deixaram o partido e se uniram a grupos comunistas mais extremistas.

Os comunistas ``sao agora o partido mais moderno e mais influente da Rússia', disse, segundo a agência de notícias russa Interfax. ``Nao há nenhuma divisao dentro do partido', salientou.

Os comunistas da antiga Uniao Soviética consideravam a visita ao túmulo de Lênin uma peregrinaçao de proporçoes quase espirituais, mas nos últimos anos os visitantes foram poucos. A maior parte dos que hoje visitam o mausoléu sao turistas estrangeiros.

Depois que a URSS desapareceu, em 1991, o governo começou a planejar o sepultamento do corpo de Lênin, ainda nao realizado. Os comunistas, que controlam o parlamento russo, nao querem um enterro agora.

Antes de morrer, Lênin disse que gostaria de ser enterrado ao lado de sua mae, em Sao Petersburgo.

Hoje, os jornais publicaram grandes artigos sobre a vida de Lênin, mas alguns publicaram artigos irreverentes, referindo-se ao líder revolucionário como uma múmia deteriorada. Os programas de televisao começaram seus noticiários com o julgamento político do presidente Bill Clinton e com uma greve de mineiros na Hungria antes de falar em Lênin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;