Política Titulo Com vaga
Sem vice, Edgar oficializa
candidatura em S.Caetano

Possíveis nomes enfrentam problemas pessoais; o anúncio
prometido para ontem teve que ser adiado para quinta-feira

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
25/06/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


Sem vice, o PT de São Caetano oficializou a candidatura do vereador Edgar Nóbrega ao Palácio da Cerâmica durante convenção na Câmara municipal. O anúncio prometido para ontem foi adiado para quinta-feira.

Dado como nome certo nos bastidores para dobrar com Edgar, o cafeicultor Santo Crociari, que não compareceu ao evento, virou dúvida após sua esposa enfrentar problemas de saúde. O fato o deixou inseguro da empreitada, já que a campanha eleitoral exige agenda agitada.

Vista como bom nome junto à militância petista, Solange Caetano, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, pode assumir a vice, mas precisa se resolver com sua base sindical primeiro. Ângelo Nicola Neto, dirigente do PRTB (único aliado do PT), está à disposição de Edgar para compor a chapa.

Para garantir a alegria desses três nomes, o candidato petista comparou cada um a políticos formados. "O Santo é a figura do ex-vice-presidente (da República) José de Alencar. O Ângelo, nosso Ciro Gomes. E a Solange a nossa Dilma (Rousseff) de São Caetano", brincou Edgar.

Dois figurões do PT prestigiaram o evento: Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, e Paulo Teixeira, deputado federal. Marinho chegou por volta das 9h, rapidamente discursou e deixou a convenção que começou a ser movimentada de fato em torno das 10h.

A passagem relâmpago teria ocorrido para evitar encontro e fotos ao lado do candidato a vereador Hamilton Lacerda - convertido na semana passada a réu no episódio de compra de dossiê contra José Serra (PSDB) na campanha eleitoral de 2006, conhecido como ‘caso dos aloprados'. Nos bastidores, o prefeito trabalha pela recuperação política de Lacerda. No entanto, tem evitado a associação das imagens. O caso era dado como resolvido pelo PT, mas ressurgiu após a Justiça acatar denúncia da procuradoria do Mato Grosso na semana passada.

Teixeira chegou no fim da convenção e deu a tradicional palestra sobre os avanços do governo federal com Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na tribuna da Câmara. O deputado reforçou o desejo petista de chegar ao comando do Estado e disse que o projeto deve começar nas cidades como a Capital e São Caetano, onde o PT tem enfrentado dificuldades.

O nome da coligação PT-PRTB, que terá 38 candidatos a vereador, foi definido como ‘São Caetano pode ser melhor'. O gestor de campanha será Ronaldo Formiga e Marco Godinho comanda o programa de governo. Orçamento não foi definido ainda. Faixas com os dizeres ‘Sejamos honestos, São Caetano pode mais' enfeitaram a Câmara na convenção de ontem.

Edgar afinou o discurso aos demais petistas da região e disse que planeja campanha conjunta nas divisas da cidade "com o Luiz Marinho (em São Bernardo), com Carlos Grana (deputado estadual e pré-candidato em Santo André) e com (Fernando)_Haddad na Capital", declarou Edgar.

Prevendo baixa arrecadação para a campanha, Edgar disse ter intenção em divulgação pela internet, prática explorada por Marina Silva (sem partido), terceira colocada na eleição presidencial de 2010.

Entretanto, para não abandonar a estrela do peito, o candidato também quer mesclar as estratégias que foram utilizadas na campanha de Dilma. "Vamos explorar bastante a discussão na internet. E o diálogo com a classe média. Nosso orçamento será, seguramente menor que R$ 5 milhões", explicou Edgar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;