Economia Titulo
PIB japonês volta crescer em 1999-2000
Do Diário do Grande ABC
09/06/2000 | 10:20
Compartilhar notícia


O Japao voltou a crescer no exercício orçamentário 1999-2000, após dois anos negros, com uma pequena progressao de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) anunciada nesta sexta-feira, embora o objetivo governamental de uma alta de 0,6% nao tenha sido atingido.

Se está longe dos 4,4% registrados em 1996-97, embora a situaçao esteja melhorando em relaçao à contraçao de 0,1% constatada um ano depois e à forte queda de 1,9% em 1998-99.

O ano fiscal japonês termina em março. ``O que conta mais nao é a cifra exata, mas o fato de que a economia registrou um crescimento pela primeira vez em três anos e isto é muito significativo', comentou o premiê Yoshiro Mori em Tóquio.

Sem referir-se às eleiçoes legislativas que se realizarao no próximo dia 25 e que se prenunciam difíceis para seu campo, Mori estimou que o crescimento ``é o resultado dos esforços da populaçao e das pequenas e médias empresas', reduto eleitoral dos conservadores.

O aumento do PIB se concentrou contudo no primeiro trimestre do ano, assinalaram os especialistas, ao analisar os números preliminares difundidos pela Agência de Planejamento Econômico (APE).

O PIB se recuperou nada menos que 2,4% neste primeiro trimestre do ano, em comparaçao com o trimestre anterior, o que significa 10% de alta em base anual se o ritmo continuar mantido nesse nível no restante de 2000.

Trata-se da maior alta do PIB desde o primeiro trimestre de 1996 (+2,6%, +10,9% anualizado). ``O trimestre foi muito bom e vejo sinais de uma economia que se recupera', declarou o ministro de Finanças, Kiichi Miyazawa.

Seu colega de Comércio, Takashi Fukaya, assinalou entretanto que ``o consumo interno continua sendo débil e as condiçoes do mercado de trabalho nao sao boas". ``Temos de continuar alertas sobre a economia', adiantou o ministro.

Os mercados financeiros reagiram moderadamente perante os números do PIB, que se situam na forquilha das previsoes dos especialistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;