Setecidades Titulo
Três presos tentam fuga na cadeia de Diadema
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
17/12/2002 | 20:44
Compartilhar notícia


No momento em que passava a tranca na cela do seguro – xadrez isolado que abriga presos jurados de morte pelos demais – da Cadeia Pública de Diadema, anexa ao 1º DP da cidade, o carcereiro Cosmo Dalvan, 30 anos, foi surpreendido pelos detentos Waldeir Morais Santana, 28, Edson Arantes de Santana, 33, e Ronaldo Pereira da Silva, 22. O incidente aconteceu por volta das 21h de segunda. O trio estava armado com dois revólveres, um calibre 22 e outro 38. O carcereiro e o investigador Samir Scandar, 29, que o acompanhava, reagiram e lutaram com os presos. Pelo menos cinco tiros foram dados, um dos quais acertou a perna de Orivaldo Alexandre de Mira, 22, um detento do seguro que, segundo a polícia, não tomou parte no plano de fuga frustrado pelos policiais.   

Dalvan chegou a ficar dez minutos refém dos presos dentro da cela. Scandar, do lado de fora, e outros policiais negociaram o socorro de Mira – hospitalizado e liberado em seguida – e a liberação do carcereiro.   

A confusão na cadeia ocorreu na primeira semana de trabalho do novo delegado seccional de Diadema, Sergio Abdalla, empossado oficialmente no fim da semana passada. Abdalla esteve à frente da Divisão Carcerária do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), onde era responsável por 12 mil presos em São Paulo, por quatro anos.   

“Duas armas dentro da Cadeia é inadmissível. Foi um fato muito grave que será investigado por meio de uma sindicância. Nesta quinta realizaremos uma reunião com todos os policiais da cadeia que trabalharam desde o último sábado, dia da última revista antes do episódio de nesta terça (antenesta terça)”, disse Abdalla.   

Segundo o delegado João Alves de Almeida, diretor da cadeia, o incidente poderia ter sido mais grave, pois alguns disparos falharam. “Um dos policiais poderia estar morto. Os três envolvidos no caso subiram para o seguro na semana passada, provavelmente para executarem um plano de fuga em massa.”   

Silva, Waldeir e Edson Santana foram presos em flagrante por tentativa de homicídio e tentativa de fuga. Segundo o diretor, o trio seria transferido nesta terça mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;