Setecidades Titulo
Diadema revive Cartola em Carnaval
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
10/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


No dia maior do samba, nada melhor do que levar a história de uma de suas maiores personalidades para a avenida, e, por isso, a Unidos da Vila, de Diadema, escolheu contar a vida do músico Cartola no Carnaval deste ano. Cartola, 100 Anos de História é o título do samba-enredo que traz a saga do carioca que completaria o centenário em 11 de outubro do ano passado.

Cartola é tido como o maior sambista da história por diversos músicos. Foi o fundador da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, e quem escolheu as famosas cores verde e rosa para a agremiação. Na década de 1930 seus sambas saltaram da avenida para se popularizar em vozes ilustres como a de Francisco Alves, Mário Reis, Silvio Caldas e Carmen Miranda.

"As alas abordarão o período de glória de Cartola, mas também sua fase negra, além de sua importância como poeta e compositor", explica o carnavalesco da Unidos da Vila, João Marcos de Brito.

No início dos anos 1940, Cartola desapareceu do cenário artístico após uma briga com os companheiros da Mangueira e a morte de sua mulher. Foi reaparecer para a música em 1956.

Os ensaios da Unidos da Vila acontecem de sexta-feira a domingo, das 18h às 23h, na Rua do Fico, 122, Jardim Tirandentes. Informações pelos telefones 4043-0507 e 7174-6008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;