Cultura & Lazer Titulo
'A Pomba Enamorada' estréia terça
Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 15:56
Compartilhar notícia


Considerado uma obra-prima por ninguém menos do que o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor português José Saramago, o conto "A Pomba Enamorada", de Lygia Fagundes Telles ganhou, no Rio, uma elogiada adaptaçao teatral dirigida por José Antonio Carnevale. O espetáculo A Pomba Enamorada, solo da atriz Maria Assunçao definido como "sublime" pela autora do conto, chega amanha (1º) à cidade para uma curta temporada no Centro Cultural Sao Paulo.

A Pomba Enamorada ou Uma História de Amor - título original publicado no livro Seminário dos Ratos (Editora José Olympio) - narra a história de uma paixao nao correspondida de 25 anos. Tudo começa quando uma cabeleireira encontra o homem de sua vida num baile. A partir daí passa a fazer-lhe a corte e jamais desiste, apesar de sofrer sucessivas rejeiçoes.

Foi a atriz Denise Fraga, amiga de longa data de Maria, que lhe sugeriu o conto. "Eu estava apaixonada e numa conversa ela lembrou da Pomba Enamorada que desejava um dia interpretar, mas estimulou-me a fazê-lo; ela é a madrinha desse trabalho."

A concepçao de José Antonio Carnevale é despojada e centra-se no trabalho da atriz, que se desdobra em diversos personagens - o amigo cabeleireiro, a velha portuguesa e Antenor o objeto de sua paixao - na adaptaçao que mistura narrativa e linguagem dramática. "A idéia nao foi trabalhar a fundo cada personagem, mas ilustrar a narrativa da personagem a exemplo do que a gente faz quando conta uma piada", diz. A passagem do tempo é dada pela trilha sonora no espetáculo que tem início ao som de Fascinaçao.

José Saramago enamorou-se desse conto que pode ser encontrado numa ediçao de bolso da LP&M, organizada pela professora Lea Massino, por apenas R$ 6. Segue um pequeno trecho de um longo elogio do escritor português publicado nos Cadernos de Literatura. "Recentemente, estava eu a folhear alguns livros de Lygia Fagundes Telles que desde há muito (nao desde sempre...) me acompanham na vida, a afagar com os olhos páginas tantas vezes soberbas, quando me detive nessa verdadeira obra-prima que é o conto "Pomba Enamorada". Reli-o uma vez mais, palavra a palavra, sílaba a sílaba, soboreando de leve a pungente amargura daquele mel, quase tocando com os dedos a lágrima sutil daquela ironia (....)"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;