Setecidades Titulo
Jovem de Diadema ganha bolsa para estudar em Cuba
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
19/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cuba ganhará uma estudante de Diadema. Julia Paula da Silva, 19 anos, do bairro Eldorado, recebeu uma bolsa de estudos para cursar Medicina. Ela embarcará na terça-feira para o país caribenho, onde permanecerá nos próximos seis anos.

A oportunidade é oferecida anualmente pelo governo cubano ao Educafro, ONG (Organização Não-Governamental) que promove cursinho pré-vestibular comunitário. Há mais de um ano, Julia e outros jovens frequentam um grupo organizado pela instituição, que os prepara para participarem da seleção.

O caminho para conquista da bolsa não foi fácil. A garota passou por provas de raciocínio lógico, redação e entrevista no Consulado de Cuba em São Paulo. Relatórios sobre os candidatos seguiram para a Embaixada cubana em Brasília. Ao final do processo, Julia e outros cinco estudantes foram escolhidos.

"Estudar Medicina sempre foi meu objetivo desde pequena. Surgiu essa oportunidade e fui atrás", afirma a garota, que cursou os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas de Diadema. Ela diz que não teria condições financeiras de pagar as mensalidades de uma faculdade particular.

Entre os benefícios que Julia receberá estão bolsa integral do curso, materiais didáticos, moradia e alimentação. A estudante terá de custear apenas passagem aérea e despesas pessoais e poderá voltar ao Brasil durante as férias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;