Cultura & Lazer Titulo
S.Bernardo participa da festa estadual do folclore
Nelson Albuquerque
Da Redaçao
05/08/2000 | 16:26
Compartilhar notícia


Começa neste domingo a quarta ediçao do Revelando Sao Paulo, programa da Secretaria de Estado da Cultura que reúne a produçao folclórica de 120 municípios paulistas. Sao Bernardo participa com grupos de congada, quadrilha, folia de reis e violeiros. O evento tem entrada franca e acontece até o dia 13, das 10h às 20h, no Parque da Agua Branca, em Sao Paulo.

A perspectiva da organizaçao é receber aproximadamente 150 mil pessoas nos oito dias de festa, quase o dobro do público do ano passado. "Nao fazemos grandes shows, as pessoas vêm mesmo para ver nossa cultura", acredita Toninho Macedo, responsável pelo programa e coordenador de folclore da Secretaria.

Os oito pavilhoes e a arena do parque serao ocupados pelo Revelando Sao Paulo, além de outros quatro espaços especialmente montados para o evento. Os visitantes verao apresentaçoes de sanfoneiro, catira, cavalhada, além de exibiçoes de cavalos andaluzes e bonecoes, entre outras.

As atraçoes sao-bernardenses começam na próxima quinta (dia 10), com a dupla de violeiros André Luiz e Paulo Fernandes. No sábado (12), dançam a quadrilha Alameda Glória e os grupos de folia de reis Nova Divinéia, dos Magros e Estrada Galvao Bueno. A congada do Parque Sao Bernardo se apresenta no dia 13, encerramento da festa.

A culinária típica poderá ser provada nos 30 estandes, que trazem a chamada "mesa paulista". Quem gosta de bugigangas terá opçoes em 50 estandes de artesanatos.

Para os que acreditam que as atividades folclóricas estao sumindo, Macedo dá a resposta. "A nossa intençao é revelar as manifestaçoes populares que existem e que foram obscurecidas pela cultura imposta pela mídia", afirma. Segundo ele, a festa traz, por exemplo, 35 grupos de folia de reis de um total estimado de 300 existentes no Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;