Política Titulo
Candidatos confirmam pesquisa no ABC
Juliana Finardi
e Karen Camacho
Da Redaçao
16/04/2000 | 22:40
Compartilhar notícia


A pesquisa eleitoral divulgada neste domingo pelo Diário foi confirmada pelos pré-candidatos que disputam as sete cadeiras de prefeito da regiao. Os que estao na frente nas simulaçoes comemoram, enquanto os adversários fazem planos para reverter o quadro e alfinetam os adversários. A esperança é o fato de o número de eleitores indecisos nas sete cidades variar de 71% a 85% dos entrevistados pela pesquisa A. Franceschini Análises de Mercado/Diário.

O prefeito de Diadema, Gilson Menezes (PSB), que está em terceiro na pesquisa com 21,90% das intençoes de voto, atrás dos ex-prefeitos José Augusto da Silva Ramos (PPS), com 37,96%, e José de Filippi Jr. (PT), com 25,30%, acredita que a situaçao vai se inverter até as eleiçoes. "Eu nunca ganho em pesquisas, principalmente em começo de campanha. Em Diadema, eu só ganho eleiçao. Isso quando ela é honesta, é claro, porque a de 1992 foi uma ratoeira", disse o prefeito referindo-se à eleiçao de 1992 em que, por poucos votos, perdeu para o petista José de Filippi.

O socialista está confiante de que, até o dia da eleiçao, em 1º de outubro, o eleitor "vai preferir um candidato honesto" e vai reelegê-lo "de goleada" no primeiro turno.

José Augusto acredita que os números refletem a vontade do eleitor em escolher o prefeito que realizou a melhor administraçao. "É o reconhecimento do que fiz no meu governo. Os outros dois prefeitos nao significam respostas para os problemas da populaçao", disse.

O candidato do PPS acredita que o segundo turno será definido entre ele e Gilson. "O PT, apesar de ser um partido maravilhoso, tem um candidato inexpressivo", disse José Augusto, referindo-se a Filippi.

O petista, por sua vez, disse que está satisfeito com os números porque mostram um empate técnico entre ele e José Augusto na pesquisa espontânea. "Estamos melhorando e a grande vantagem é que a pesquisa mostra um índice de 76% de eleitores indecisos."

Em Sao Bernardo, o prefeito Maurício Soares (PPS) disse que está satisfeito com sua aceitaçao (46,88%), o que reflete que a populaçao aprova seu governo. O socialista disse ainda que o índice de rejeiçao de 26,33% é alto e que representa o eleitorado petista. "Agora nao podemos acomodar e subestimar a força do Vicente (Paulo da Silva, o Vicentinho) que é um adversário perigoso."

Mesmo ocupando o segundo lugar nas preferências de voto, Vicentinho (PT-Sao Bernardo) afirmou que a pesquisa está bastante favorável a ele. "Está bom para começar. Tenho uma outra pesquisa comprovando que 61% da populaçao nem sabe que sou candidato", disse.

Jair Meneguelli, pré-candidato petista à Prefeitura de Sao Caetano - cidade em que o atual prefeito Luiz Tortorello (PTB) mantém a liderança nas intençoes de votos - disse que, por enquanto, a campanha ainda nao começou.

O prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, pré-candidato petista à reeleiçao, também considerou a pesquisa "muito boa".

O tucano Clóvis Volpi (PSDB), pré-candidato a prefeito de Ribeirao Pires, além de enfrentar o favoritismo da prefeita Maria Inês Soares (PT), tem problemas internos no tucanato e o nome ainda está indefinido. "Tenho mais votos do que eu esperava (29,75%). Eu nao consigo fazer campanha por causa da disputa com o César de Carvalho", disse.

Celso Russomanno (PPB), pré-candidato a prefeito de Santo André, ficou satisfeito com os números e promete reverter a situaçao. Ele aparece em segundo na pesquisa, com 13% das intençoes de voto na disputa com Celso Daniel (PT), que tem 59,75%. "Estou muito feliz porque a maioria das pessoas nao sabe que sou candidato e o prefeito é muito conhecido. Mas quando eu botar o pé na rua as coisas vao mudar."

O pré-candidato a vice-prefeito pelo PT de Santo André, Joao Avamileno, disse que a pesquisa confirmou o prognóstico que o partido já havia feito. "E é uma satisfaçao saber que o nosso governo está sendo bem visto pela populaçao. Mas também nao é por isso que vamos relaxar na campanha. Queremos aumentar a bancada de oito para dez vereadores."

Para o pré-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra Ramon Velasquez, a pesquisa superou as expectativas. "Caminhamos a passos largos para constituir a quarta Prefeitura petista na regiao", disse.

Os demais pré-candidatos que participaram da primeira pesquisa ou nao foram encontrados ou nao retornaram as ligaçoes feitas pelo Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;