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Marketing pessoal ajuda a valorizar qualidades
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 07:15
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Ter o currículo selecionado entre muitos candidatos, ser aprovado nos testes escritos, mas perder o emprego na entrevista ou na dinâmica em grupo. A melhor forma de evitar que essa frustração ocorra é aprender a utilizar técnicas conhecidas como marketing pessoal.

Trata-se de uma forma de ‘vender' a própria imagem, valorizando as principais características do profissional. Há candidatos que têm dificuldade de divulgar as qualidades e outros que deixam transparecer justamente as deficiências.

"Marketing pessoal não é nada mais do que divulgar-se para o mercado de trabalho, ao grupo com o qual se convive. No marketing há um conceito que diz que não basta ser competente. Tem de parecer competente", comenta o consultor e professor de recolocação e marketing profissional da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e palestrante da Central de Concursos, Luiz Eduardo Gasparetto.

O professor destaca que o marketing pessoal funciona da mesma forma que uma empresa usa na promoção de seus produtos. Cuidado com a ‘embalagem' (forma como o candidato se apresenta), a ‘propaganda' (maneira como os conhecimentos e experiência são transmitidos) e os ‘canais de distribuição' (uso de instrumentos à disposição para se promover, ou seja, para fazer a informação chegar até a empresa).

"Vale lembrar que nenhuma propaganda vende um produto ruim. Não pela segunda vez. A imagem vendida tem de corresponder com a atuação dentro da empresa. É uma técnica para ser usada dentro do trabalho para se conseguir uma promoção e durante toda a vida", diz Gasparetto.

CULTURA
A supervisora de desenvolvimento estudantil e profissional do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), Viviane Massa, afirma que para fazer um bom marketing pessoal, além de autoconhecimento, é necessário estudar e absorver a cultura das empresas em que se tem interesse de trabalhar.

"É preciso estar alinhado com a cultura da empresa. Saber o que ela faz, o que valoriza nos profissionais e que tipo de comportamento espera, pois assim evita-se incompatibilidade entre a informação passada ao entrevistador e aquilo que é importante para o contratante".

Ela lembra que o currículo é o primeiro contato do candidato com a empresa. E alerta para um erro cometido pela maioria: fazer um e enviar cópias para várias empresas. "O ideal é personalizar e deixá-lo adequado às exigências de cada companhia".

Há candidatos que nascem com o dom para fazer o próprio marketing, mesmo que isso ocorra de forma insconciente. Mas quem é tímido também pode aprender técnicas que o ajudem no momento de participar de uma entrevista ou de tentar uma promoção na empresa.
Para Viviane, profissionais muito extrovertidos podem passar imagem de arrogância e os tímidos, de insegurança. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio. "Marketing pessoal é uma arte. É ter autoconhecimento para saber em que se destaca. E dá para aprender isso."




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