Economia Titulo
Festival de Sopas do Ceagesp impulsiona bufê de S.Bernardo
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A retomada de uma tradição paulistana, a sopa de cebola do Ceagesp, está impulsionando os negócios de uma empresa de São Bernardo, o Buffet Tutti Noi.

Nas décadas de 1960 e 1970, o entreposto da Capital - onde são vendidas, no atacado, frutas, legumes e verduras - possuía um restaurante que oferecia esse prato e ficou famoso por atrair boêmios em busca de refeição durante a madrugada.

Em 2009, o bufê do Grande ABC, que já havia organizado eventos para o Ceagesp, foi convidado a fazer um festival de sopas, tendo como peça principal do cardápio a de cebola, para relembrar aquele período.

A ideia ganhou público e, depois de o Tutti Noi ficar um ano sem participar da iniciativa (em 2010, outra empresa foi escolhida para assumir a tarefa), a companhia de armazéns de São Paulo chamou de novo a empresa de São Bernardo, comandada pelo empresário Jair Legnaioli, neste ano.

Ele assinala que só a atividade representará aumento de 25% no faturamento anual - a empresa espera crescer 40% em 2011. O impulso dos negócios se dará pela forte frequência de público. Ele estima média de 400 pessoas por dia durante o festival, que teve início em 1º de junho e se encerra dia 27 deste mês, ou seja, mais de 20 mil durante todo o evento. "O frio também ajuda", disse Legnaioli.

Entre os atrativos estão a variedade. Por R$ 19, a pessoa pode servir-se à vontade de cinco tipos de sopas. A cada semana, o cardápio muda e, ao todo, serão 30 opções diferentes em todo o período, sem contar as de cebola. Como exemplos, há desde a de costelinha com cará até a de frutos do mar e o caldo de feijão. A refeição acompanha também antepasto de frios e sobremesa. Com bebidas e refrigerantes, a média de gastos por pessoa gira em R$ 25.

O empresário ressalta que o bufê se preparou para a demanda. Comprou 3.000 cumbucas para servir os clientes no local e fez pesquisa junto ao público para ver as opções que mais agradavam, para recolocar no cardápio. A perspectiva é servir quantidade equivalente a 4.000 kg de sopa e 150 caixas de vinhos.

Legnaioli destaca que a atividade também ajuda nos negócios por ser uma vitrine para seu bufê e porque ocorre no período de férias, que normalmente é mais fraco para o fechamento de contratos de eventos corporativos (para empresas), que são seu forte: 70% de suas vendas são obtidas dessa forma e, os restantes 30%, são com a organização de casamentos, festas de debutantes, bodas etc.

 

Empresário também organiza eventos em outros Estados

Fundado há 27 anos, o Buffet Tutti Noi é uma empresa familiar, criada por Jair Legnaioli e sua esposa Sandra. O empresário conta que, como reflexo de sua experiência no ramo, faz eventos até em capitais de outros Estados: no Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte.

Sua equipe é enxuta. São apenas 12 funcionários fixos, mas ele conta com equipe flutuante de cerca de 100 freelancers (autônomos), formada por coordenadores, mâitres, garçons e cozinheiros. Muitos desses profissionais têm outras atividades, mas complementam a renda com esses trabalhos para o bufê. Legnaioli faz questão de ressaltar que procura se cercar de nomes experientes, como o chef Ivair Felix, contratado para o Festival de Sopas do Ceagesp.

O empresário destaca também que um diferencial importante na atividade, além da qualidade das refeições, é o atendimento. Para ele, saber lidar com o público é muito importante, até mais que a comida.

O bufê deve realizar, somente neste ano, cerca de 250 eventos, que vão desde festas para 50 pessoas até 2.000, tanto em sua sede, em São Bernardo (onde tem dois salões, para 120 e outro para 350 pessoas), como em outros locais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;