Setecidades Titulo
Paciente aguarda por cirurgia cardíaca há quase dois meses
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
06/06/2008 | 07:12
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Desde o dia 12 de abril, a empregada doméstica Maria das Graças Novaes Mariano, 60 anos, espera por uma cirurgia de ponte de safena.

No dia 7 do mesmo mês, ela sofreu um infarto e foi socorrida no Pronto-Socorro Central de São Bernardo. No dia seguinte, foi encaminhada ao Hospital Anchieta, onde permaneceu internada durante cinco dias após ser submetida a um cateterismo. Ao sair do hospital, foi orientada a aguardar pela marcação da cirurgia, que ainda não aconteceu.

De acordo com a nora de Maria, Simone de Sousa Mariano, o contato foi feito somente no dia 29 de maio, quando solicitaram que a empregada fosse internada para a realização do procedimento. Quando Maria já estava no centro cirúrgico, no dia 30, soube que a cirurgia seria adiada, pois tinha chego ao hospital um caso de urgência, que foi priorizado.

A paciente foi embora com uma carta emitida pelo hospital que a orientava a retornar no dia 1º de junho para nova internação e cirurgia. A história se repetiu. Na última segunda-feira, novamente, Maria das Graças recebeu alta, sem passar pelo procedimento.

DATA
Depois de contato feito pelo Diário, a Prefeitura de São Bernardo informou que a paciente realizará a cirurgia cardíaca no próximo dia 9. Mas, o procedimento só será efetuado com vaga garantida na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

REFORMA
A Secretaria de Saúde informou que, devido o pequeno número de vagas na UTI do Hospital de Ensino, o prédio está sendo ampliado em 800 m², com a finalidade de triplicar o número de leitos na unidade, que passará de seis para 21.

A reforma possibilitará, ainda, a construção de mais nove apartamentos, com dois leitos cada. Com a ampliação, o Hospital Anchieta passará de 124 para 142 leitos. A obra deve ser concluída neste semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;