Cultura & Lazer Titulo
Vida cultural volta ao normal nesta semana
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
06/01/2003 | 18:09
Compartilhar notícia


Depois da pasmaceira geral de fim de ano, a vida cultural finalmente apresenta sinais de restabelecimento a partir desta semana. A programação artística volta a respirar ares mais saudáveis com a chegada da nova agenda de shows, as reestréias teatrais e a retomada de boas estréias de cinema para o público adulto. Há várias atrações que merecem uma visita.   

O texto de Luís Alberto de Abreu, O Livro de Jó, continua no hospital – mas nesse caso trata-se de cenário e locação. A peça, de volta ao cartaz na próxima quinta, é encenada no Hospital Umberto Primo e conta como Deus é seduzido por Satanás para testar a fé de Jó.   

José Celso Martinez Corrêa retorna com o centenário e vigoroso Os Sertões, de Euclides da Cunha, em uma adaptação dividida em três partes. A primeira, batizada de A Terra, volta o palco do Teatro Oficina com ingressos a preço popular (R$ 10) durante este mês.   

Já com a gestação madura, o espetáculo Solos do Brasil nasce na próxima quinta. A estréia é a união de 15 atores-criadores que, orientados por Denise Stoklos, fazem as funções de ator, diretor, dramaturgo e coreógrafo de suas próprias cenas. São 15 solos apresentados em quatro programas.   

Com o repertório revigorado por canções do seu terceiro CD, ainda inédito, o andreense Kléber Albuquerque mostra o show Amanhã Vai Virar Hoje nesta sexta, no Sesc São Caetano. Mas, um dia antes, o cantor e compositor abre a série de apresentações que fará todas as quintas deste mês no Teatro Crowne Plaza. Lobão é outro que antecipa as músicas de seu próximo disco, em três shows no Centro Cultural São Paulo.   

No Sesc Santo André, Pedro Mariano toca as faixas de seu mais recente álbum, Intuição. Dois projetos prometem boa música nas unidades paulistanas do Sesc: Bossa Nova em São Paulo, no Ipiranga, e Samba de Gente Bamba, no Consolação.   

E quem estava enjoado de ver o excesso de filmes infantis nos cinemas, pode começar a sentir um alívio a partir da próxima sexta. Uma das estréias é o aguardado 007 – Um Novo Dia para Morrer, a 20ª aventura do agente secreto James Bond, estrelada por Pierce Brosnan e com música de Madonna. Já o projeto Curta Petrobras às Seis, no Espaço Unibanco, inicia suas atividades em 2003 com exibições em homenagem a Noel Rosa.  

Artes visuais – As exposições tiveram uma recuperação mais rápida e voltaram ao cartaz já na semana passada. Mas é a partir desta que as mostras recomendáveis são retomadas. Caso de Da Antropofagia a Brasília, no MAB-Faap, que aborda o modernismo por meio de nomes como Tarsila do Amaral, Portinari, Volpi, Pierre Verger, Mário de Andrade e Oscar Niemeyer. Outra imperdível é Arte Brasileira na Coleção Fadel. Com 160 obras de gente como Anita Malfatti, Portinari e Ismael Nery, pode ser visitada até domingo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).   

Entre as novidades está a de Albert Eckhout, mas só a partir da próxima terça-feira. Já o fotógrafo francês Leonide Príncipe mostra seu trabalho sobre a Amazônia a partir de sexta no Espaço Cultural BM&F, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;