Cultura & Lazer Titulo
'Quinta Poética' recebe Moreira de Acopiara
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
29/07/2010 | 07:37
Compartilhar notícia


O poeta popular Moreira de Acopiara, de Diadema, participa hoje do Projeto Quinta Poética, na Casa das Rosas, na Capital.

Ao lado dos poetas Alexandre Bonafim, Lúcia Gönczy e Marcelo Ariel, o cordelista se declara muito feliz por sua incursão neste projeto, em que os autores leem e discutem suas obras com o público.

A bailarina Júlia Rocha participa da noite criando coreografias especiais para os poemas.

"Sou o primeiro escritor de poesia popular de cordel a ser chamado a participar", revela Acopiara.

Como o espaço é curto, cada um tem direito a recitar três poemas de sua obra. "Não sei ainda o que vou apresentar. Escolho na hora. Meus poemas todos eu sei de cor. Tenho muita história para todas as horas", acrescenta.

O cordelista diz que não acredita que o cordel sofra discriminação. "São só alguns babacas que teimam em dizer que o cordel é literatura menor. Deveriam saber que é um instrumento de suma importância da cultura brasileira. Principalmente no sertão, quando serviu como jornal e como cartilha quando não existia escola nem jornal naqueles lados. Guimarães Rosa e Ariano Suassuna estão entre os escritores que foram inspirados pelo cordel."

Paralelamente, Acopiara trabalha no projeto do 2º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste, que acontece dia 8, às 17h, no Teatro Clara Nunes, em Diadema.

Quinta Poética - Sarau. Na Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37, São Paulo. Tel.: 3285-6986. Hoje, às 19h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;